Para calcular a probabilidade, é preciso conhecer alguns aspectos da situação. Primeiramente, fazer um experimento aleatório de coleta de dados, em seguida, um espaço amostral, que é o universo de possibilidades, e por último, um cálculo da chance de um único evento ocorrer.
Um evento é chamado de certo, quando ele é igual ao espaço amostral. Por exemplo, qual é a probabilidade de sair um número ao lançarmos um dado? Ela é 100%, pois sempre sairá um número. Isso pode ser calculado dividindo o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral.
Assim, consideramos que o trabalho com estatística e probabilidade torna-se relevante ao possibilitar ao estudante desenvolver a capacidade de coletar, organizar, interpretar e comparar dados para obter e fundamentar conclusões, que é a grande base do desempenho de uma atitude científica.
A Teoria de Probabilidade e a Inferência Estatística são processos "complementares" Teoria da probabilidade: parte-se de um modelo totalmente especificado, que se assume como correto e se calcula, e.g., as probabilidades de certos acontecimentos Inferência estatística: Observam-se certos acontecimentos, e procura ...