Antinomia - O conflito aparente de normas e seus critérios de resolução. Os conflitos de normas ocorridos durante o processo de interpretação denominam-se Antinomias. Esses problemas podem ser solucionados através da aplicação de três critérios: hierárquico, cronológico e da especialidade.
Os princípios que solucionam o conflito aparente de normas, segundo a doutrina penal são: o da especialidade, o da subsidiariedade, o da consunção e o da alternatividade.
Relação de emprego é a relação jurídica que tem como fato social original o trabalho humano não eventual e subordinado, prestado com pessoalidade, mediante remuneração e que tem como disciplina jurídica o conjunto de normas que comporem o Direito do Trabalho.
A PESSOALIDADE É UM DOS ELEMENTOS CARACTERIZADORES DA RELAÇÃO DE EMPREGO. DAÍ SE DIZER QUE O TRABALHO É PRESTADO "INTUITU PERSONAE" EM RELAÇÃO AO EMPREGADO, COMO DECORRÊNCIA DO ELEMENTO FIDÚCIA QUE É PRÓPRIO DO PACTO LABORAL.
Requisitos caracterizadores da relação de emprego
Documento que comprova a relação de emprego existente entre a empresa e seu funcionário. A comprovação do vínculo de emprego entre uma determinada pessoa e seu empregador normalmente é feita mediante a apresentação da CTPS.
Primeiro, o emissor precisa incluir os seus dados pessoais, como nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF e RG. Depois, deve informar o nome da empresa onde trabalha, o cargo que ocupa e a data de contratação. Em alguns casos, também é interessante informar a jornada semanal.
É o documento que atesta o resultado final obtido pelo aluno (aprovado ou reprovado) no ano letivo. Serve para efetuar a matrícula enquanto aguarda a emissão do histórico escolar. Também é válido para aqueles que procuram emprego ou estágio e precisam comprovar o horário de estudo.
A Declaração de Matrícula tem a finalidade de comprovar a situação acadêmica do/a aluno/a, constando o nome do/a aluno/a, o RA, a série em que está matriculado (ou esteve matriculado, dependendo da situação do/a aluno/a), o curso e seus dados legais (autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento).
A solicitação do histórico escolar pode ser feita pelos pais dos alunos ou pelos próprios alunos. Para isso, devem procurar a escola onde concluíram o ensino e fazer um requerimento solicitando a confecção o documento.