As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
São divididas em cinco tipos:
Conjunções coordenativas
Conjunções são termos que ligam duas palavras ou duas orações com o valor gramatical igual e estabelece uma relação entre elas. São classificadas de acordo com a relação estabelecida entre elas. Alguns exemplos de conjunção são os termos: mas, e, pois, logo, que, como, conforme, ou, porque, se, quando, nem, todavia...
A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas....Veja alguns exemplos:
Conjunções Coordenativas
Tipos de conjunções subordinativas
As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos. ... As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo».
Conjunção Integrante SE A conjunção integrante só ocorre em períodos compostos (dois ou mais verbos), pois essa conjunção completa a oração principal. Ela também deve aparecer nas orações subordinadas substantivas.