SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2017-2018. São Paulo: Clannad; 2017. SEABRA, A.L.R.
from Sociedade Brasileira de Diabetes O diabetes é uma doença cercada de mitos, mas, na verdade, quem tem o problema pode levar uma vida mais do que normal: ativa, saudável e feliz. Entretanto, se não houver acompanhamento, as altas taxas de glicose no sangue podem favorecer algumas complicações.
Em 2020, calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos (assombrosos 463 milhões de pessoas) vivem com diabetes. Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1.
O diabetes, ou Diabetes Mellitus, é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras. Os tipos mais conhecidos são o 1 e o 2.
1. Suco de couve com limão. O limão é uma excelente opção para adicionar ao suco de couve e potenciar sua ação emagrecedora. Isso acontece porque o limão tem ação desintoxicante que ajuda a eliminar o excesso de gorduras, além de diminuir a sensação de fome, evitando o consumo excessivo de alimentos.
É um vegetal que tem baixo índice glicêmico e sua ingestão não causa picos ou quedas bruscas na taxa de glicose no sangue. Outros vegetais como brócolis e couve-de-bruxelas também são ótimos amigos de quem tem diabetes.
2 - Chuchu Todos os vegetais têm baixo índice glicêmico (IG), o que faz com que sejam aliados dos diabéticos.
Confira o que está liberado na alimentação de quem tem a doença.