O Verniz Anti chama ou Verniz Retardante de Chama, tem a função de proteger a madeira contra o fogo, retardando sua queima e possibilitando maior tempo de evacuação do local. Produto a base de água, incolor, atende as normas exigidas pelo corpo de bombeiros para liberação de AVCB.
Aplicação de 2 a 3 demãos em camadas uniformes, com intervalo entre demãos de 4 horas. Se o intervalo entre demãos for maior que 24 horas, realizar um leve lixamento do acabamento antes de continuar com a aplicação.
Utilize óleo queimado O óleo queimado possui como grande vantagem a sua capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeiras, aumentando assim a sua eficiência. Recomenda-se a aplicação de três camadas do óleo na madeira, visando uma maior eficácia no combate aos cupins.
Mantenha a pintura bem-feita A tinta forma uma camada resistente e à prova de água, contribuindo para evitar os efeitos da umidade e o surgimento de pragas nas peças. Em geral, presume-se que a madeira tenha uma vida útil de cinco anos até que seja necessário repintá-la.
Conheça agora algumas das espécies de madeira maciça altamente recomendadas para o uso em móveis para espaços externos.
Caso queira manter o tom original da madeira, sem alterar sua cor, recomenda-se o uso do Verniz Incolor, que possui filtro solar especial que permite que o acabamento seja, ao mesmo tempo, transparente e sem cor.
15. Tipos de acabamento para madeira
Quando aplicamos a seladora antes da tinta, ajudamos a madeira a não absorver o produto, reduzindo custos e otimizando o tempo de trabalho. Mais ainda: a seladora é fundamental para que as madeiras tenham bons acabamentos e se transformem em móveis mais bonitos e refinados.
Se desejar mudar a cor, aplique uma tinta indicada para madeira como esmalte sintético ou tinta óleo. Passe cerca de três demãos até a pintura ficar homogênea, porém com cuidado para não criar um acabamento grosseiro. Lixar um pouco nos intervalos de cada aplicação pode ajudar!
O processo de mudança da cor do piso de madeira é realmente muito simples. Primeiro, é necessário fazer uma raspagem de todo o piso que já existe no local. Depois do piso raspado e limpo, é preciso fazer um processo chamado calafetação, que nada mais é do que um preenchimento dos vãos entre os tacos de madeira.
Fica a seu critério. Para deixar o forro na cor da madeira, passe verniz. Já para colori-lo, pinte com tinta látex, após lixar toda madeira. Uma dica importante: a cor branca é neutra e se encaixa bem em qualquer ambiente, já as outras cores podem deixar o forro contrastante demais.
O que você pode fazer é passar um removedor e refazer pois o lixamento neste caso vai retirar uma camada da madeira para voltar à cor original. Quando é só para tirar asperezas, uma lixa bem fina é o suficiente e depois uma limpeza e uma nova camada de verniz.
Faça você mesmo! Veja passo a passo como restaurar uma velha mesa de madeira
Usando uma solução de água sanitária para clarear o móvel. Use duas garrafas de água sanitária para clarear a madeira. Essa é a melhor opção para quem só quer clarear um móvel pronto, já que é menos agressiva e ajuda a mudar a aparência da madeira de forma menos radical. Misture as garrafas de água sanitária.