O processo no qual o banco ou financeira verifica a capacidade de pagamento do indivíduo é chamado de “análise de crédito”. A análise de crédito é a maior causa de reprovação na concessão de empréstimo, e por isso é importante que você entenda como funciona para melhorar a sua situação.
Análise de Crédito é o momento no qual o agente cedente irá avaliar o potencial de retorno do tomador do crédito, bem como, os riscos inerentes à concessão.
A análise de crédito é uma pesquisa que os bancos fazem quando você pede empréstimo. Esse procedimento faz parte dos processos das instituições financeiras, que avaliam se você vai ter condições e pagar pelo dinheiro que foi liberado.
A análise de crédito é um processo de verificação, feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que permite uma avaliação criteriosa da capacidade de pagamento de quem está solicitando o valor emprestado. Também é definido o risco envolvido, ou seja, a possibilidade de quem emprestou não receber o dinheiro.
Anote aí:
Como é feita a análise de risco de crédito? Geralmente, esse tipo de análise é feita por empresas que possuem acesso a banco de dados. Um dos mais populares, por exemplo, é o SERASA Score, que disponibiliza às empresas a pontuação dos consumidores no sistema de crédito do País.
Para você descobrir a sua pontuação, siga estes passos abaixo:
3 dias
15 dias
A análise de crédito é realizada pelo nosso parceiro Banco PAN e o prazo para a resposta da aprovação ou reprovação é enviado em até 20 dias. Todas as mudanças de status são notificadas por e-mail. Então, não se preocupe se você não recebeu notícias do cartão por enquanto.
A análise verifica os dados e documentos dos locatários que irão compor renda no contrato e, quando é o caso, do fiador. ... Além disso, é preciso comprovar renda mensal liquida que corresponda a 3 vezes o valor do aluguel.
De um a três dias é o tempo máximo que as imobiliárias dão para que o interessado entregue toda a papelada. Uma delas é a certidão atualizada do registro de imóveis, solicitada para comprovar o imóvel do fiador, que deve ser requerida junto ao cartório de registro e pode demorar até cinco dias úteis para a liberação.
Segundo a lei vigente, pessoas casadas precisam da assinatura do respectivo cônjuge para poderem comprar ou vender imóveis. Isto é o que consta no art. 108 do Código Civil, que estabelece a necessidade de escritura pública para compra e venda de imóveis.
São eles: Documentos do comprador: RG e CPF; certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de endereço atualizado (até 3 meses); declaração de saúde. Comprovação de renda: holerites ou extratos bancários dos últimos 3 meses; declaração completa e recibo de ir (último exercício).
Essa análise técnica é realizada por engenheiros credenciados pelo banco e, sem a vistoria, nenhum negócio poderá ser fechado. Depois que o banco examina o laudo feito pelo engenheiro e o aprova, finalmente será possível realizar a compra.
Para fazer uma análise de crédito para pessoa jurídica sua empresa deverá:
Proprietário de Imóvel (renda oriunda de aluguéis) Cópia autenticada do Contrato de Locação do imóvel. Cópia dos 3 últimos recibos de locação. Cópia dos extratos bancários dos 3 últimos meses (Pessoa Física). Matrícula atualizada do imóvel.
Condições do imóvel para financiamento, comprovante de renda, nome sujo nos órgão de crédito, pendências judiciais e fiscais, entre outros fatores que você precisa saber para financiar....Se você está vendendo
Normalmente, os documentos exigidos para financiamento na Caixa são os seguintes:
Documentos necessários
Esse fator, que dificulta a aprovação em um financiamento imobiliário, pode ser : Inclusão no SERASA; Inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central (CCF); Restrição no Serviço Central de Proteção ao Crédito da Associação Comercial (SCPC);
Antigamente, a Caixa Econômica Federal parcelava no máximo 60% do valor do imóvel. Hoje, esse financiamento pode chegar a 70%. Imóveis na planta ou em construção podem ter esse valor ainda mais elevado: até 80%, caso a propriedade valha mais do que R$ 750 mil.
Caixa Econômica Federal
Afinal, é possível financiar 100% um imóvel? A resposta é sim, mas depende. ... Isso porque você pode aproveitar a espera pela entrega do imóvel para pagar a entrada de forma parcelada. Antes de mais nada, é preciso levar em conta que a Caixa e outros bancos financiam até 80% do valor do imóvel.
Como financiar 100% de um imóvel pela Caixa? Por meio da modalidade Imóvel na planta/Construção-FGTS-Hipoteca, na qual o banco disponibiliza crédito integral para cobrir o valor da casa ou apartamento, com prazo de amortização de 240 meses (20 anos).
CEF