Resposta. Ele é uma Planície inundável devido aquela região ser possuidora de uma topografia plana e também possuir uma altitude mais baixa doque as regiões que a circunda, e ainda pela baixa infiltração ocasionada pelo tipo do solo. ... A causa e´sua altitude em relação ao mar e o alto índice de chuvas na região.
Resposta. Pantanal , é um ecossistema completo , com clima , fauna e flora próprios , caracterizado principalmente por períodos de cheias e de períodos de secas.. Os Pântanos são áreas que permanecem alagadas durante todo o tempo , não possuem grande extensão , há falta de oxigênio no solo..
As áreas marginais inundadas periodicamente pelas águas de rios, lagos, igarapés, paranás e furos é que iremos denominar de terreno de várzea. A várzea é um fenômeno natural que sofre influência de fatores hidrográficos, climáticos, edáficos e florísticos.
Planície de inundação ou várzea é toda a região à margem de um curso d'água que fica inundada durante as cheias. ... Após a construção da Represa de Assuã, em 1970, o nível do rio foi regulado, evitando as enchentes no Egito e causando a salinização de muitas áreas a jusante.
Planície e Planalto correspondem às duas formas de relevo, que compartilham a característica comum de serem terrenos planos, todavia, a planície possui menor altitude em relação ao planalto (plano alto).
O que é Várzea: Várzea é um substantivo feminino utilizado para denominar uma planície ou terreno plano, em um vale extenso e cultivado. No Brasil, as várzeas são conhecidas por serem terrenos cultiváveis junto aos rios e ribeirões.
Várzea é uma região plana ou com poucas ondulações de relevo, não alagada, que pode desenvolver vegetação característica do relevo plano, como árvores de grande porte.
Por definição as várzeas são áreas planas cultiváveis próximas aos rios ou ribeirões; As várzeas são áreas que geralmente ficam inundadas de acordo com a época do ano, são essenciais para o cultivo de diversas plantas, sendo assim elas são de importantes também para a economia de um determinado local.
Significado de Várzea substantivo feminino Terreno plano e extenso; planície.
Portanto, a ocupação de áreas de várzea é um problema ambiental, pois estão sujeitas a inundações. Em áreas urbanas, os cursos d'água acabam sendo incorporados à paisagem como elementos isolados do contato humano e sem vida aquática.
Apesar de possuir certa resiliência, as várzeas são ambientes frágeis. A atual forma de ocupação e uso está levando à degradação progressiva dessas áreas. Essas atividades antropogênicas acabam acelerando a erosão do solo, principalmente pelo fenômeno conhecido como “terras caídas”.
As várzeas, em sua maioria, são áreas consideradas aptas para a prática agrícola, principalmente com culturas anuais e semiperenes. Os pequenos produtores da Amazônia se utilizam dessas áreas para o cultivo de feijão, milho, arroz, mandioca e hortaliças, cuja produção excedente é vendida nas feiras das grandes cidades.
O modelo de agricultura migratória, ou seja, aquela que alterna em uma mesma área períodos de cultivo (2-4 anos) e períodos de pousio florestal (3 a 7 anos), pode trazer uma economia de 540 reais em adubos por hectare. ... A agricultura migratória é uma prática comum no Brasil.
Agricultura extensiva É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização.
( ) A agricultura intensiva é uma modalidade agrícola que se caracteriza pelo pouco uso de insumos e de tecnologias. Já a agricultura extensiva utiliza bastante tecnologia e mão de obra qualificada. ( ) A agricultura extensiva utiliza técnicas rudimentares, portanto a preparação do solo é feita de maneira rudimentar.
Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.
Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... A falta de investimento em alta tecnologia, como sementes modificadas, tratores e colheitadeiras, adubos e agrotóxicos é também uma característica desse tipo de agricultura.
Agricultura extensiva é aquela que é realizada em grandes áreas, arrecadando pouco capital e técnicas tradicionais, por isso possui baixa produtividade.
O que é pecuária intensiva? A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.
A pecuária extensiva: Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.
adjetivo Que se consegue estender; extensível. Que pode ser aplicado ou desenvolvido para um grande número de pessoas (coisas, objetos, casos etc); extensível: o lucro é extensivo aos funcionários.
- Pecuária de corte (criação de bovinos destinados à produção de carne). - Pecuária de leite (criação de bovinos e outros animais destinados à produção de leite). - Pecuária de lã (criação de ovinos ou caprinos que fornecem lã). - Eqüinocultura (criação de cavalos).
É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, é muito utilizado para o “gado de corte”. As principais vantagens da pecuária extensiva é a baixa necessidade de investimentos. Embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, a depender do tipo de animal que está sendo cultivado.
Resposta. Resposta: Se o solo for bem cuidado o capim será mais nutritivo, saudável, verdinho e deixará o gado mais forte e bem cuidado.
O solo é de vital importância para a qualidade da alimentação animal, sendo o substrato necessário para o desenvolvimento das pastagens. Sua conservação é primordial para que haja fertilidade, umidade, disponibilidade de água, bem como para que se possa prevenir a erosão.
A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.
A pecuária intensiva trouxe uma série de benefícios em relação a extensiva, principalmente no manejo, uma vez que necessita de menos áreas, reduzindo assim a mão de obra e facilitando o controle zootécnico, além de grandes ganhos em produtividade, com a utilização de inseminação artificial, uma vez que em ambiente ...