Passo-a-passo de como preencher cheque:
A partir de amanhã (16), cheques de qualquer valor passarão a serem compensados em um dia útil. Hoje, os cheques de até R$ 299,99 demoram dois dias úteis para “cair” na conta das pessoas físicas, empresas, ou favorecidos.
Cheque compensado é aquele que foi depositado em um banco e creditado na conta corrente do receptor. Desde 2018, o prazo para a compensação de um cheque é de um dia útil.
Para depositar um cheque:
Segundo a Caixa Econômica, a poupança será bloqueada no caso de o saldo ou a soma de todos os depósitos nela exceder os R$ 3 mil duas vezes no período de um ano. Ou seja: se esse valor ultrapassar o limite apenas uma vez, a conta não é bloqueada; na vez seguinte, entretanto, isso acontece.
Muitas vezes, pode até parecer que o banco está “enrolando” para não repassar o valor adiante, já que o depósito já foi realizado. Entretanto, é necessário conferir para evitar dores de cabeça ainda maiores. O comprovante de depósito ou transferência é emitido para certificar que a transação foi feita.
O cheque que é depositado dentro do horário de atendimento da agência fica bloqueado no dia do depósito + 1 dia útil. E se tiver algum feriado na cidade de origem do cheque ou um feriado nacional, tem mais 1 dia útil de bloqueio.
Quando fazemos depósito em cheques o dia do processamento não conta e passa a valer no próximo dia útil, ficando bloqueado este dia e liberado à meia noite para o dia seguinte.
O cliente tem a faculdade de bloquear o cartão magnético, todo o talonário de cheques, ou a conta. O bloqueio é efetivado pelo prazo de 24 horas, devendo o cliente ratificar o procedimento em uma Agência do Banrisul, caso pretenda prorrogá-lo por tempo indeterminado.
- Se foi um “TED”, o dinheiro cai em até 2 horas após a efetivação da transação. Mas se feito em finais de semana e feriados, cai no próximo dia útil. - Se foi um “DOC”, o dinheiro cai na conta no próximo dia útil.