A virtualização da computação em nuvem aumenta o desempenho de cada máquina da empresa. Por meio de um software, é possível criar diversas máquinas virtuais. Dessa forma, a empresa terá uma infraestrutura maior, utilizando menos equipamentos.
Existem dois tipos de hypervisors: bare-metal e hosted.
Lista de implementações de máquinas virtuais
Dentre as soluções de virtualização existentes atualmente as mais conhecidas são: VMware, XEN, Virtual Box, Virtual PC, VIRTUAL SERVER, Hyper-V e KVM.
A virtualização permite que um mesmo servidor seja utilizado por mais de um sistema. Mesmo o custo para aquisição de um servidor com maior memória e capacidade de armazenamento para a inclusão de diversos sistemas é bem mais acessível do que o de um servidor para cada sistema.
A virtualização promove redução de custos por dois motivos principais. Primeiro porque reduzem-se os investimentos em hardware e em espaço físico. Em vez de adquirir diversos dispositivos, é possível concentrar os investimentos em um único equipamento que funcionará como servidor para as máquinas virtuais.
Três são os componentes principais em um sistema de hardware virtualizado:
Atualmente, com a adoção pelos fabricantes da arquitetura x86 de primitivas necessárias à virtualização, esta deixou de ser restrita a computadores de grande porte e se popularizou, atingindo tanto computadores desktop quanto servidores e clusters de processamento.
Habilitar a função do Hyper-V nas Configurações
VMware (mesmo nome da empresa) é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a software de outros sistemas operativos.
O VMware ESX e o VMware ESXi são instalados diretamente no hardware de servidor, inserindo uma camada de virtualização entre o hardware e o sistema operacional. Assim eles particionam um servidor físico em várias máquinas virtuais seguras e portáveis que podem ser executadas lado a lado no mesmo servidor físico.
Com o preço da licença acadêmico da licença de US$ 119 do VMware Fusion 12 Pro, as escolas têm uma maneira econômica de padronizar sua infraestrutura de TI na plataforma Mac.
Basta configurar o sistema host para obter um IP automaticamente. Por default o VMware se instala na pasta vmware, dentro do seu diretório de usuário. Dentro da pasta ficam as pastas das máquinas virtuais. Dentro de cada uma você encontrará um arquivo .
Para configurar sua máquina virtual com uma conexão com ponte:
Criando uma Máquina virtual com VMWare Player
Clique em Virtual Machine > Install VMware Tools. O VMware Tools baixa na forma de ISO. O VMware Player instala o ISO e conecta-o ao drive de CD/DVD da sua máquina virtual. Instale o VMware Tools com o CD-ROM no sistema operacional convidado.
O VMware ESXi é um hipervisor gratuito da VMware. Você pode utilizar apenas o hipervisor ESXi sem adquirir o vCenter.
1 – Clique com o botão direito em cima da máquina virtual e depois clique em Install VMware Tools… 2 – Vá em Este Computador, o software de instalação do VMware Tools vai estar montado como uma unidade de DVD, clique com o botão direito e depois clique em Instale ou execute programas da mídia.