Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume da mesma medida do tempo.
Essa modalidade trabalha com movimentos básicos como: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, e também movimentos específicos como: os exercícios de força, flexibilidade e a rotina dos elementos da ginástica aeróbica esportiva, a coreografia.
Os 7 Passos Básicos da GAE são: Marcha Jogging (Corrida) Chutinho Chute Alto Polichinelo Elevações de Joelho Lunge (A Fundo) Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade são: Força Dinâmica: Ex. Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas. Força Estática: Ex. Esquadros, Pranchas.
Composta por 7 passos básicos e 4 grupos de elementos de dificuldade, a coreografia apresentada deve ser de 1 minuto e 45 segundos....
Os critérios de Arbitragem da GAE são: 1- QUALIDADE ARTÍSTICA: avalia a composição da coreografia, o equilíbrio, a variedade, a colocação no espaço e a integração dos movimentos com a música, assim como a adequação da coreografia ao competidor. 2- EXECUÇÃO: avalia a perfeição de todos os movimentos da coreografia.
Todas as pessoas que estejam dispostas a mudar seus hábitos de vida e sair do sedentarismo podem praticar a ginastica aeróbica. Porem vale sempre lembrar que toda regra possui sua exceção. É fundamental que a pessoa que possui interesse em praticar este tipo de atividade física verifique sua condição de saúde.
Nos anos 80 a Ginástica Aeróbica (Alto e Baixo Impacto), seguidos nos anos 90 pelo Step Training. Atualmente a Ginástica Localizada tem sua base na musculação. Vários fatores, tais como cinesiológicos, anatômicos e de melhoria de performance são comuns nestas duas atividades, o que aumenta a correlação entre elas.
Sete cuidados básicos na prática de exercícios físicos
Veja como se preparar para atividades físicas:
5 cuidados que você deve ter com as articulações ao praticar exercícios físicos
O alongamento também pode ajudar e muito, não só a prevenir o aparecimento de lesões, traumas ou dores, como também a tratá-las. Para as dores musculares, é recomendado que eles sejam realizados antes e após a prática de exercícios físicos, pois elimina as tensões musculares.