Dizemos que duas retas são perpendiculares se elas se cruzam num ponto comum entre si e formam um ângulo de 90°. Esse ângulo é chamado de ângulo reto. Para representarmos que duas retas r e s são perpendiculares entre si, utilizamos o símbolo ⊥. Assim: r ⊥ s.
Shortest distance=|(b1*b2).(a1-a2)|/|b1*b2|
AB = AB cos x
Uma pessoa está andando em um terreno horizontal carregando uma bagagem na cabeça. Aqui o trabalho realizado é 0, pois a força da gravidade e seu deslocamento no solo são perpendiculares entre si.
cos x = 0
Da mesma forma, podemos identificar se quaisquer dois vetores são perpendiculares ou não calculando suas inclinações. Se o valor do produto dessas inclinações for -1, pode-se dizer que os vetores são vetores perpendiculares ou ortogonais.
={(8)^2+(6)^2-2.8.6.cos 90}^(½)
Dois planos são perpendiculares quando um dos planos contém uma reta perpendicular ao outro plano. Por um ponto podemos conduzir inúmeros planos perpendiculares a um plano dado. Representação da reta p perpendicular ao plano α e que contém o ponto A – p2 é perpendicular a fα e p1 é perpendicular a hα.
AB=0
Sentido: a orientação do vetor, que determina seu sinal. Geralmente, considera-se o sentido para a direita e para cima como positivo e para a esquerda e para baixo como negativo, porém isso pode variar de problema para problema. Para o vetor deslocamento apresentado, o sinal é positivo, já que seu sentido é para a direita.
Sentido: informa para onde o vetor está apontado, pode ser à direita, à esquerda, para cima, para baixo, a leste, a norte, a sul, a oeste, entre outros.
Assim, a partir dos cálculos acima, pode-se ver que o vetor perpendicular p é perpendicular aos vetores A e B individualmente. Portanto, está provado que o produto vetorial de dois vetores não paralelos dá o vetor perpendicular deles.
Bem, sabemos, pela geometria, que duas retas são ditas perpendiculares se e somente se elas formarem entre si um ângulo reto (90°). Contudo, na geometria analítica podemos determinar essa perpendicularidade relacionando o coeficiente angular das duas retas.
AB = AB cos x
Aqui, W = trabalho realizado
Uma pessoa está andando em um terreno horizontal carregando uma bagagem na cabeça. Aqui o trabalho realizado é 0, pois a força da gravidade e seu deslocamento no solo são perpendiculares entre si.
= -1
F = a força
O paralelismo no espaço e suas propriedades permitirão fazer transposições de ângulos que serão de grande valia nas construções; já as relações de perpendicularidade serão importantes para os cálculos de distâncias e ângulos no espaço.
A regra é simples: cada vetor a ser somado é colocado de maneira que o final de um coincida com o início do próximo. O vetor resultante será obtido unindo-se o início do primeiro com o final do último.
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento é 1. Um vetor unitário é muitas vezes denotado com um “circunflexo”, logo: î.
O módulo do vetor deslocamento (ΔS) nos informa qual é a distância entre o ponto de partida e chegada de um móvel. ... No caso de um deslocamento que ocorre em duas direções (x e y), o módulo do vetor deslocamento pode ser obtido a partir do teorema de Pitágoras.
o módulo do deslocamento é igual a medida do espaço percorrido. Considere que a partícula tenha passado da posição B para a posição J e em seguida para a posição G. Pode-se determinar o deslocamento pela variação da posição do móvel.
Método 1 de 5: Calculando o deslocamento resultante
Como calcular o Deslocamento de um corpo?
Caso você queira cobrar pelo deslocamento real, pegue este valor e divida pela distância. Dará R$ 0,42 por Km rodado. Você pode zerar o odômetro e cobrar depois o total do cliente. Eu particularmente prefiro cobrar antes.
V = v0 + a . A distância será o resultado da multiplicação da velocidade pelo tempo, somada a aceleração multiplicada pelo tempo ao quadrado divido por dois: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)