A manutenção de software é um processo que faz parte do ciclo de qualquer projeto de desenvolvimento de programas. Ele pode ser feito com vários propósitos (otimização, ajustes, requisições do cliente etc.) ... Contudo, a necessidade de atualizações varia conforme o propósito e o modo como o programa é desenvolvido.
Quais são os tipos de manutenção de software? De modo geral, existem 3 tipos de manutenção de software: Adaptativas, Corretivas e Evolutivas. Todas elas podem ocorrer em paralelo e serem executadas pela mesma equipe.
Introdução ⌘ O manutenção é uma fase de um sistema de informação e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI.
Principais Problemas da Manutenção
A manutenção do software para atividades de correção de anomalias aponta para falhas no Processo de Desenvolvimento de Software - PDS que devem ser identificadas e tratadas, visando a melhoria contínua do processo. As anomalias são inseridas pelo processo em si ou pelo não entendimento dos requisitos do produto.
Alguns problemas podem ocorrer durante a realização de algum processo de manutenção.
Confira agora mesmo!
Sobretudo, um software de manutenção é um instrumento imprescindível para as empresas que buscam mais eficiência em suas atividades e querem diminuir os custos com assistências corretivas. O planejamento, registro de ações e elaboração de indicadores são alguns dos principais atrativos para esse tipo de programa.
A modificação de um produto de software, executada depois da entrega, para manter o produto de software utilizável em um ambiente alterado ou em vias de alteração. Manutenção adaptativa fornece as melhorias necessárias para acomodar mudanças no ambiente no qual um produto de software deve operar.
Quais os tipos de manutenção?
A manutenção evolutiva é a atividade de modificar o sistema para atender a essas requisições. Esta atividade é responsável pela maior parte do esforço de manutenção. A manutenção preventiva ocorre quando o software é modificado para melhorar características de confiabilidade ou manutenibilidade futuras.
Para exemplificar a manutenção corretiva, basta criar um cenário fictício em que um equipamento vital para a operação apresenta defeito. Neste caso, a atividade de efetuar seu conserto pode ser considerada uma atividade de manutenção corretiva. Digamos, por exemplo, que um elevador em plena operação deixa de funcionar.
Manutenção Corretiva Planejada – é a correção que se faz em função de um acompanhamento preditivo, detectivo, ou até pela decisão gerencial de se operar até a falha.
O tipo de manutenção ideal é aquele, obviamente, que apresenta maior percentual de custo-benefício.
4 – Manutenção de Quebra (MQ) Diferentemente do tipo de manutenção planejada, a manutenção de quebra, está entre os tipos de manutenção onde não há planejamento de atividades. Isto significa que o intuito é deixar o equipamento operar até o mesmo quebre para então consertá-lo.
A vantagem da Manutenção Corretiva é a utilização plena dos componentes (até o fim de sua vida útil), mas deve-se avaliar o quanto esse beneficio se sobrepõe ao prejuízo que pode causar a parada do processo durante esse evento.
Segundo a ABNT (NBR 5462/1994), manutenção é “o conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial. É um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor.
A manutenção de equipamentos, especialmente a preventiva, é feita para garantir que os utensílios usados estejam aptos para realizar as tarefas necessárias com eficácia e, principalmente, segurança. A manutenção não deve ser encarada como um gasto e sim como um investimento.
A manutenção, em geral, pode ser definida como os esforços feitos para manter a condição e o desempenho de uma máquina sempre como se tivesse acabado de ser fabricada. As empresas sabem como sua produtividade depende em parte de seus processos de manutenção industrial.
Dentre as diversas linhas e diferentes tipos de manutenção, existem três que possuem maior destaque e aplicação: a manutenção corretiva, a manutenção preventiva e a manutenção preditiva. Cada uma delas possui uma forma de aplicação e um momento certo para ser realizada.
Existem diversos tipos de manutenção industrial, mas há três tipos que são mais populares e mais utilizados:
Portanto, o artigo de hoje irá apresentar os 3 tipos de manutenção predial existentes e que você deve levar em consideração. Fique atento! De primeira, os tipos de manutenção predial são a preventiva, a corretiva e a preditiva.
Para que todas as áreas alcancem seu desempenho máximo, o plano de manutenção predial, deve:
R$ 1.
Atividades de Manutenção
O que o Técnico de Manutenção Predial faz? Realiza manutenção corretiva e preventiva de instalações prediais, como elétrica, hidráulica, mecânica, entre outros, analisa as necessidades de trocas e realiza testes de funcionamento.
Ajuda na manutenção preventiva e corretiva de quadros elétricos, cabines primárias, geradores de energia elétrica, no-breaks, equipamentos de ar condicionado manutenção mecânica e hidráulica. Realiza atividades de pintura, alvenaria, locomoção de móveis e acompanha prestadores de serviço de manutenção.
O serviço de manutenção civil industrial tem como objetivo principal executar trabalhos de recuperação estrutural em edificações, bem como avaliar as condições do imóvel, incluindo os sistemas hidráulicos, elétricos, de comunicação e acesso.
A manutenção predial é um tipo de serviço que tem como objetivo auxiliar na prevenção, conservação e garantir que as edificações atendam às exigências de segurança para não colocar seus usuários em situações de risco.