De uma forma simples, pode-se dizer que a compressão da matéria origina o aparecimento de forças restauradoras do tipo elástico na região dos polos, que equilibram aquelas responsáveis por essa mesma compressão; por essa razão, o achatamento da Terra na região dos polos é um fenómeno estacionário.
Resposta. Resposta e Explicação Bem Clara: A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.
O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de translação.
Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.
A cada 24 horas (ou melhor, 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos), a Terra completa um ciclo de rotação, girando em torno de si mesma a quase 1,7 mil quilômetros por hora.
Sem tempo, irmão Em um segundo, a luz é capaz de dar 7,5 voltas ao redor do planeta Terra.