As algas marinhas são consideradas fontes valiosas de diversos compostos bioativos, entre eles os polissacarídeos. Os principais polissacarídeos conhecidos de algas marinhas são carragenanas, agaranas e alginatos, mas também são relatadas as galactanas híbridas, fucanas e laminarinas.
Importância econômica A carragenina (ou carragenano) e o ágar são substâncias oriundas de galactanos sulfatados presentes na parede celular de algas vermelhas e são muito utilizadas como espessantes e geleificantes de alimentos, mas também em indústrias farmacêuticas e laboratoriais.
Como vivem: As algas são encontradas em muitos lugares: nos mares, nos rios, nas lagoas, sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas. Elas podem viver fixas, por exemplo, no fundo dos mares, dos rios e sobre rochas.
Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.
As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada.
Pois todas as plantas do reino vegetal eram bastante "complexas", tem caule, raízes folhas etc. Porém, todavia, entretanto...as algas só possuem talo, por este motivo as algas foram agrupadas no reino protista, o grupo das plantas mais simples.
Resposta. Porque elas são protistas . Todas as plantas tem células que formam tecidos as algas não formam tecidos com funções especificas por isso são protistas.