No corpo humano ocorre constantemente o processo de termólise, destacando-se a evaporação da água pela pele e nível dos pulmões. Esse processo mantém a temperatura corpórea (basal) constante, e é mais acelerado no verão, em vista da temperatura ambiente estar mais elevada do que a basal.
Biologicamente falando, esse processo segue o mesmo raciocínio, onde há a perda de energia de um organismo para o meio externo de acordo com um gradiente térmico, ou seja, decorre de um corpo mais quente para um menos quente por meio de dissipação ou absorção.
As adaptações decorrentes da aclimatação ao calor são várias e as mais estudadas são: no sistema cardiovascular e no sistema termorregulatório. ... Tais modificações permitiriam maior dilatação arteriolar na pele, ou utilização mais eficiente do fluxo sangüíneo para a pele no que diz respeito à transferência de calor.
Recentemente, testes menos perigosos foram realizados e foi descoberto que a temperatura exata que um ser humano pode suportar é de 127°C por 20 minutos antes que o corpo aqueça a ponto de sofrer danos. Para menos, um ser humano bem agasalhado consegue suportar uma temperatura de -29°C sem vento.
Resposta