A arte do vitralismo foi se espalhando aos poucos, chegando ao Ocidente através do Mediterrâneo, e foi no Ocidente que a arte se fortaleceu, a qual era adotada para reforçar a espiritualidade, dosar e equilibrar a luz, sublinhar a harmonia geral da arquitetura transmitindo tranquilidade ao ambiente, proporcionar a ...
Há dois motivos que explicam a grande utilização de vitrais nas catedrais góticas: a arquitetura e a religiosidade. A arquitetura dessas catedrais permitia isso, pois a utilização de arcos ogivais dividia o peso da abóbada central, fazendo com que as paredes perdessem o papel de sustentação.
Os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. ... Então, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval.
As construções desse estilo revelavam o intuito principal de defesa, tanto as igrejas quanto os castelos. ... Por meio de esculturas, vitrais e pinturas, o estilo românico da arte medieval abordou temas sobre a vida de Jesus Cristo, de santos, sobre passagens da Bíblia, bem como sobre outros temas do cristianismo.
Resposta. Resposta:As paredes de seus templos devem deixar entrar a luz do sol em múltiplas cores que lembrem a presença divina Da necessidade de construir catedrais que correspondessem euforia e ao misticismo do povo, surgiu a arquitetura gótica.