Onde fica o glenoumeral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entre outras diferenciações físicas das demais articulações do ombro, a articulação glenoumeral é constituída por uma cabeça do úmero – osso do braço – e uma cavidade articular pouco profunda, a cavidade glenóide, localizada na lateral da escápula.
Qual a função do ligamento glenoumeral?
O ligamento glenoumeral inferior é o estabilizador primário da translação anterior, posterior e inferior, quando o ombro se encontra abduzido de 45 a 90 graus.
O que é uma luxação glenoumeral?
A luxação do ombro é uma lesão ocasionada pelo rompimento do contato entre as superfícies da articulação do ombro, também chamada de articulação glenoumeral.
Qual a função do ligamento glenoumeral inferior na articulação do ombro?
Sua principal função é criar estabilidade e manter a clavícula em contato com o processo acromial da escápula. Devido à proximidade desses ligamentos, é comum que uma lesão na articulação também leve à uma ruptura de alguns ligamentos.
Quais são os ligamentos da articulação glenoumeral?
Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e possui um disco fibrocartilaginoso. Ela é reforçada por três ligamentos: interclavicular, costoclavicular e esternoclavicular, sendo que o ligamento costoclavicular é a principal sustentação para a articulação.
Quais os movimentos realizados pela articulação Esferoide glenoumeral do ombro?
A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular. Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Quais os ligamentos da articulação do ombro?
Ao todo são quatro ligamentos que atuam nessa região: