As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese. As citocinas são produzidas em todo o corpo por células de diversas origens embriológicas.
Essa especialidade lida com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um organismo, em estado sadio ou não, e com as desordens imunológicas (doenças autoimunes, hipersensibilidade, imunodeficiência e rejeição de transplantes, entre outras). A IMUNOLOGIA tem aplicações em diversos campos da ciência.
Designação de diversas substâncias produzidas ou libertadas por células de diferentes tipos quando devidamente estimuladas e que vão atuar em células-alvo portadoras de recetores específicos (linfocinas, interleucinas, interferões, etc.).
Citocinas podem ser classificadas de diversas maneiras: pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, de acordo com sua atividade, em qual tipo de resposta imunológica (inata ou adquirida) está envolvida ou atividade celular (interleucinas e quimiocinas) A classificação das citocinas segundo sua atividade, seria: ...
A Interleucina 12 é uma citocina secretada pelos linfócitos B, neutrófilos, células dendríticas e macrófagos após a ativação por células apresentadoras de antígenos (APC).
As quimiocinas envolvidas em reações inflamatórias são produzidas por leucócitos ou células residentes do local da inflamação, em resposta a estímulos externos, e as quimiocinas que regulam o tráfego celular através dos tecidos são produzidas constitutivamente por várias células nesses tecidos (ABBAS e LICHTMAN, 2005).
Interferon Gama (IFN-γ) é uma citocina solúvel dimerizada. É o IFN tipo 2; Era originalmente chamada “fator ativador dos macrófagos” (Maf). É chamado IFN imune, sendo produzido por células T efetoras, surgindo após uma resposta imune adaptativa.
3) Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas respectivamente? ... As citocinas são responsáveis por estimular células do sistema imune e aumentar a permeabilidade dos capilares sanguíneos no local da reação e as quimiocinas são responsáveis pela quimiotaxia.
A resposta celular na inflamação aguda é mediada por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e epiteliais.
A quimiotaxia trata-se do processo de migração das células em direção a um gradiente químico. Existem dois tipos distintos de quimiotaxia: Negativa: na qual as células se movem em sentido oposto de uma substância. Positiva: na qual as células se movem em direção a um gradiente químico.