O polimorfismo promove extensibilidade: O software que invoca o comportamento polimórfico é independente dos tipos de objeto para os quais as mensagens são enviadas. Novos tipos de objetos que podem responder a chamadas de método existentes podem ser incorporados a um sistema sem exigir modificações no sistema básico.
A existência de polimorfismo pode influenciar na biodisponibilidade, estabilidade química e física do fármaco e ter implicações no desenvolvimento e estabilidade da forma farmacêutica, levando-se em consideração as alterações ocorridas nas características dos cristais (Arancíbia; Pezoa, 1992).
Os polimorfismos são variações genéticas que aparecem como consequências de mutações, podendo ter diferentes classificações dependendo da mutação original. A categoria mais básica de polimorfismo é originada a partir de uma simples mutação, quando ocorre uma troca de um nucleotídeo por outro.
Mas polimorfismo morfológico, já vai pra área de biologia, por exemplo, de forma mas nítida, em uma colmeia, onde são distintas as diferenças entre, zangões, a rainha, e as operárias, que são definidas, durante o desenvolvimento, devido características morfológicas externas.