São formados pela composição de pontos cardeais, e podem ainda ser compostos em pontos subcolaterais: nor-nordeste (NNE), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), sul-sudeste (SSE), su-sudoeste (SSO), oés-sudoeste (OSO), oés-noroeste (ONO) e finalmente o nor-noroeste (NNO).
O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto. Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste.
No dia do solstício de inverno o Sol para de se deslocar na direção do Norte e começa a voltar para o Leste, e somente no dia dos equinócios em setembro e março o Sol nascerá e no Leste e se porá no Oeste. ...
Todos os dias, a lua nasce no leste e se põe no oeste, assim como o sol e outras estrelas, e pelo mesmo motivo: enquanto a Terra está em rotação em seu eixo, ela puxa objetos celestiais, e depois os afasta novamente.
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.