Circunferência do braço (CB) A circunferência do braço também conhecida como (CB) é uma medida essencial para a avaliação nutricional e recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Com o braço estendido ao longo do corpo e palma da mão voltada para a coxa, marque o ponto medido entre o acrômio e o olecrano.
Tendo a medida dessas pregas você irá calcular a densidade corporal (DC) pela seguinte fórmula: DC (g/cm³) =1,112-0,x (soma 7 Dobras) + 0,x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,x (Idade)
Dobra Cutânea Tricipital: É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.
A relação cintura-quadril (RCQ) é um cálculo que permite avaliar, a partir das medidas da cintura e do quadril, o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular, como diabetes ou pressão alta, e até situações mais graves como AVC ou infarto, por exemplo.
Para descobrir o RCQ, com a ajuda de uma fita métrica, é preciso aferir a circunferência do abdômen na altura do umbigo e do quadril na altura da maior circunferência das nádegas, e dividir os valores obtidos. (RCQ= circunferência da cintura / circunferência do quadril).
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:
A Razão Cintura Quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que um indivíduo possui de sofrer doenças cardiovasculares, pois quanto maior a concentração da gordura em tais regiões, maior o risco de problemas como colesterol alto, diabetes, hipertensão e ...
Já, o método de Relação Cintura Quadril (RCQ) consiste em avaliar a distribuição central de gordura corporal e é obtido pela medida da cintura dividida pela medida do quadril e, também tem se mostrado eficiente para mensuração da quantidade de gordura corporal juntamente com o risco cardiovascular.
O acúmulo excessivo de gordura na região abdominal já é um conhecido indicador de risco para doenças cardiovasculares. A medida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve ultrapassar 94 centímetros (cm) nos homens e 90 cm nas mulheres.
Várias investigações sobre diagnóstico de obesidade e determinação de tipo de distribuição de gordura usam, de forma simultânea ou não, os índices antropométricos índice de massa corporal (IMC), relação cintura quadril (RCQ) e perímetro da cintura (PC) 4,5,6,7,8,9.
A gordura localizada no abdômen é considerada um fator de alto risco para diversas morbidades e se encontra associada a efeitos deletérios tais como: "Níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis glicêmicos (Diabetes), aumento da ...
A quantidade de gordura acumulada no abdômen, avaliada através da medida da circunferência abdominal, é um importante fator de risco para doenças crônicas do coração, além de hipertensão, diabetes tipo II, vários tipos de cânceres, trombose, entre outras.
A associação da medida da circunferência abdominal com o IMC pode oferecer uma forma combinada de avaliação de risco e ajuda a diminuir as limitações de cada uma das avaliações isoladas.
Assim como o Índice de Massa Corporal (IMC), a circunferência abdominal é outra medida importante para indicar possíveis problemas de saúde enfrentados por um indivíduo. Embora o excesso de gordura corporal traga uma série de prejuízos à saúde, o local onde ela se acumula também pode aumentar os riscos de mortalidade.
Faça exercícios físicos durante 30 a 60 minutos todos os dias. Implemente hábitos como subir as escadas em vez de usar o elevador, cumprir pequenas distâncias a pé, ao invés de usar o carro, e organize atividades físicas ao ar livre com familiares ou amigos nos finais de semana.