Um dos motivos para o crescimento assimétrico dos cabelos é o fator genético. Assim como é possível que tenhamos um pé maior que o outro ou um seio mais volumoso que o outro, a assimetria no crescimento dos fios também pode ser resultado de herança genética.
Respectivamente, a anágena dura de 2 a 6 anos, a catágena de 1 a 2 semanas e telógena de 5 a 6 semanas”, explica o dermatologista. A falta de sincronia dessas fases em cada folículo é que permite que não fiquemos com a cabeça completamente lisa a cada renovação de ciclo do cabelo.
Você pode usar ingredientes que já tem em casa para fazer a máscara, como óleo de coco (máscara simples e nutritiva para cuidar das pontas duplas), abacate e azeite de oliva (máscara que deixa os fios brilhantes e macios), ovos (para fortalecer os fios) e iogurte (para limpar o couro cabeludo e estimular o crescimento) ...
O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm!
A velocidade pode até variar de uma pessoa para outra, mas ela será sempre constante. Calcula-se que o cabelo cresça, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que dá cerca de 1 centímetro ao mês e 12 centímetros por ano.
“Esse período pode levar de três a sete anos, mas varia de pessoa para pessoa”, afirma. Mas uma regra é unânime: não existe nenhum segredo capaz de fazer o cabelo crescer mais de cinco centímetros ao mês. Em média, o crescimento normal varia de um a um centímetro e meio ao longo de 30 dias.
Pelo que vi, se vai funcionar, pode demorar vários meses de uso regular antes de notar qualquer crescimento de cabelo… mas lembre-se que o cabelo cresce naturalmente entre 1 a 1,5cm/mês.
O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período. Fase Catágena (de repouso) – pode durar até três semanas. Nesta fase o cabelo pára de crescer e menos de 1% dos fios estão nesta fase.
Você pode incentivar o crescimento do cabelo com os seguintes hábitos: