Funcionamento do freio O sistema de frenagem funciona, basicamente, através da conversão de pressão mecânica em hidráulica, utilizando-se de um circuito fechado de fluido de freio desde o cilindro mestre, ligado ao servo freio e pedal de frenagem, até os cilindros ou pinças hidráulicas ligadas às rodas.
Pinça de freio flutuante Ele é fixado de forma fixa em um suporte conectado ao corpo do pistão de trabalho. Quando o motorista pressiona o pedal do freio, a força hidráulica empurra o pistão em direção ao disco. ... Isso permite que o disco de freio seja fixado com pastilhas em ambos os lados.
Utiliza-se uma chave estriada ou uma chave allen para a realização dessa parte da troca das pastilhas de freio. Muitas vezes é necessário apenas o desaperto do parafuso de baixo para retirar-se as pastilhas usadas. Observe se pode abrir a pinça e retirar as pastilhas apenas afrouxando e retirando este parafuso.
Nos discos: água + detergente, e depois de enxutos, banho de acetona. Nas pinças: água + detergente e depois acetona.
Nele, depois que o piloto pressiona o pedal para frear a moto, a pressão do fluido de freio aciona pistões, que empurram sapatas para que estas forcem os tambores contra as rodas da moto. Esse atrito, entre tambor e a roda, é o que faz o veículo parar.
O barato que sai caro. Em motos populares, o custo pela substituição do freio a tambor por disco pode chegar a R$600,00, muitas vezes alcançando ou superando 10% do valor do veículo.
No momento que você sentir diferença na frenagem, já passou a muito tempo a hora da troca. Tem marcações no tambor e também da para ver na pinça em caso de motos com freio a disco, se o cara chegar ao ponto de perceber diferenças na frenagem, ele pode muito bem não ter freio na hora que mais precisar.
As pastilhas de freio duram em torno de 25 mil km. As lonas de freios, utilizadas no sistema a tambor, têm duração de 50 mil km. Já o disco de freio, 25 mil km.
DICAS:
Recebi as seguintes informações:
A regulagem deste tipo de mecanismo é sempre realizado nas rodas e deve ser realizada periodicamente. Para regular, deve-se utilizar o regulador da sapatas, girando a catraca que fica entre elas. Em outras palavras, deve-se aproximar ao máximo as sapatas aos tambores. Porém com cuidado para deixar sempre a roda livre.
Qual a função e como funciona a lona de freio A lona de freio é quem garante a fricção que aciona os freios. Quando o motorista pisa no pedal dos freios, os pistões empurram as sapatas, onde estão as lonas, contra o tambor. Assim, o atrito causado irá reduzir a velocidade do caminhão.
MAXEPOXI