Os modelos de interruptores touch funcionam de forma muito simples com apenas um toque de uma parte de seu corpo, como mão, braço, cotovelo, nariz etc. A grande facilidade é que você pode utilizar mão suja, molhada e não terá problema com choque.
A ligação é bem simples, basta ligar o fio FASE (que deve ser confirmado com uma CHAVE TESTE) no borne de identificação L (IN) e os retornos das lâmpadas nos bornes L1, L2, L3 e L4 (OUT) (LEMBRANDO QUE CADA MODELO POSSUI QUANTIDADES DIFERENTES DE BORNES).
Para sincronizar os interruptores é bem simples basta segurar o botão do PRIMEIRO interruptor (ONDE POSSUI TODA A FIAÇÃO LIGADA) 5 segundos, após esse período você ouvirá um BEEP, você deverá então ir até o SEGUNDO INTERRUPTOR (ONDE HÁ APENAS os bornes A e B com fiação) e pressionar o botão que quer sincronizar, você ...
Desligue a energia novamente e conecte o borne L1 apenas. Ligue a energia novamente e pressione individualmente cada botão por 10 segundos, até ouvir o segundo BEEP, você terá ressetado o botão. Repita isso em todos os botões.
A luz é algo muito importante para iluminar os ambientes quando o sol não está presente. Mas existem muitos casos em que não é necessário deixar a lâmpada com sua intensidade de iluminação normal. Para esses casos, uma solução interessante é utilizar um dimmer.
Em ambientes que você quer diminuir um pouco a intensidade da luz em alguns momentos, é recomendado instalar lâmpadas ou luminárias dimerizáveis. Elas permitem que a intensidade de brilho seja controlada.
Já com as lâmpadas de LED esse tipo de projeto pode não funcionar tão bem. Nesse caso, o dimerizador não limita a corrente, mas sim liga e desliga o circuito sempre que a corrente muda de direção, seguindo a escala de onda senoidal. Dessa forma, a baixa tensão diminui a luminosidade da lâmpada.
Escolher o controle da intensidade da luz com essas lâmpadas é simples: basta tocar no interruptor e a luminosidade aumenta gradativamente (de 10% em 10%). Para escolher a intensidade desejada, basta pressionar novamente o interruptor.
Dimerizar é regular a quantidade de luz que a lâmpada emite. O dimmer é um componente elétrico utilizado para fazer a dimerização de lâmpadas, e tem a função de controlar a quantidade de tensão média que chega na lâmpada por exemplo, usando um potenciômetro, que é um resistor variável.
Lâmpadas dimerizáveis decorativas Atualmente, existem boas opções de lâmpadas LED (ou seja, baixo consumo de energia), dimerizáveis e decorativas! Elas possuem aparência similar a lâmpadas incandescentes de filamento de carbono, mas consomem apenas um décimo da energia das lâmpadas incandescentes equivalentes.
substantivo feminino [Química] Ato ou processo de dimerizar, transformar em dímere por meio de polimerização. Estado ou condição de dimerizado. Etimologia (origem da palavra dimerização). Dimerizar + ção.
— Minha sugestão é usar as lâmpadas LED dimerizáveis, que ficaram mais populares no mercado no último ano e exercem a mesma função na iluminação que a lâmpada amarela tradicional — explica Maneco, que optou por modelos modernos e compatíveis com dimmer para colocar no forro de gesso do teto de uma sala de estar.
Como o Dimmer Funciona? Os dimmers mais modernos são dispositivos que ligam e desligam o circuito de luz mais rapidamente, afim de reduzir a quantidade total de energia que flui através desse circuito. Isso faz com que o circuito da lâmpada seja desligado muitas vezes por segundo.
Como instalar o Dimmer O dimmer é instalado de forma semelhante a instalação de um interruptor simples. Conecte o cabo de fase no borne indicado do dimmer, esse borne geralmente vem com a letra L. Esquema de ligação do dimmer.
Lâmpadas dimerizáveis são aquelas que você consegue controlar a intensidade de brilho. Elas são muito utilizadas na iluminação de quartos de bebê, por exemplo. Por meio de um dimmer no interruptor, controles remotos ou sensores, é possível diminuir ou aumentar a quantidade de luz que você quer no ambiente.
É bastante simples: a dimerização é regulagem da intensidade do brilho de uma lâmpada com a finalidade de economizar energia. Na iluminação pública (IP) as lâmpadas são dimerizadas por horários, diminuindo a intensidade nos momentos de menor utilização das vias.
O dimmer , também conhecido como variador de luminosidade, é um dispositivo que permite regular a intensidade do brilho da iluminação.
O dimmer é um dispositivo utilizado para a variação de luminosidade em um ambiente. Ele pode ser instalado para o controle de uma única lâmpada, mas também para o de várias delas.
Dicas importantes para você saber qual é o melhor dimmer para sua instalação
A temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.
Como observamos na imagem, a luz quente ou amarela, tem o poder de transmitir conforto, e é ideal para ambientes de descanso como dormitórios e sala de estar. Já as tonalidades de Luz neutra e branca, são ótimas para ambientes que necessitam de maior concentração como cozinhas e estações de trabalho.
É preciso, inclusive, pautar a escolha da lâmpada e o posicionamento dela no ambiente com cuidado para não aquecê-lo demais. Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia).
Confira 9 dicas de iluminação para quarto