Ninguém nasce com as sardinhas - chamadas de efélides -, mas elas podem surgir por dois fatores: genética ou exposição solar. Enquanto as sardas hereditárias podem surgir na infância, as manchas causadas pelo sol começam a aparecer na adolescência, devido ao aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.
Segundo a dermatologista especialista em pele negra, Katleen Conceição, as sardas ou efélides podem surgir por dois fatores: genética ou exposição solar. "Enquanto que as sardas hereditárias podem se manifestar já na infância.
E há formas de maquilhar para as exibir de forma saudável.
Como prevenir as sardas
Popularmente chamadas de “sardas”, as efélides são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele. Explica-se: a melanina é produzida pelos melanócitos, células presentes na epiderme e responsáveis pelo pigmento que dá cor à pele.
Peelings e lasers podem ser muito eficazes também. A sarna pode ser tratada com comprimidos de ivermectina, receitados pelo dermatologista ou loções de uso local.
O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
Dicas para clarear manchas na pele gastando pouco
Aplicar máscaras de tratamento facial em casa também é uma boa opção para clarear as manchas do rosto. Alguns bons exemplos são as máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo. Basta aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por, aproximadamente, 15 minutos, lavando a seguir.
Umedeça um punhado de bicarbonato de sódio com água, e passe na zona a ser tratada. Nenhuma dessas receitas é indicada para condições mais graves, como o eczema, por exemplo.
Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.
Misture 1 colher de bicarbonato + caldo de meio limão. Durante 7 dias, à noite, passe a mistura nas axilas. Deixe agir por 15 minutos e depois enxague.
O bicarbonato é geralmente utilizado para combater cheiros ruins. Por isso, lave muito bem as axilas e se ainda apresentarem um cheiro ruim aplique um pouco de pó de bicarbonato com um algodão. O melhor é que, caso o produto não irrite ou incomode é possível usá-lo durante todo o dia.
Uma grande vantagem do bicarbonato é que ele consegue neutralizar cheiros orgânicos, ou seja, aqueles que surgem a partir de comida, suor. Sendo assim, ele é uma ótima opção para eliminar odores da geladeira e de sapatos, por exemplo.