Todos as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam.
A contabilização das despesas Geralmente, por possuírem caráter devedor, ao contrário das receitas, as despesas sofrem lançamentos a débito independente de sua escrituração quer seja à vista quer seja a prazo. Observe logo acima que, em ambas as situações, as despesas foram escrituradas a débito.
Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.
Para montar o plano gerencial da empresa, primeiro, tenha conhecimento dos dados da mesma. Levante as receitas, despesas e custos, e um por um, para que se tenha uma visão geral do negócio. Com os dados levantados, chegou a hora de detalhar e categorizar as receitas, despesas e custos levantadas.
Basicamente ele é a relação de todas as contas de uma empresa, classificadas de acordo com sua natureza, e, qualquer entidade que pretenda ter alguma organização em suas contas, deve ter este instrumento. Além disso, ele é também um meio de comunicar às partes interessadas sobre as informações contábeis relevantes.
O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.
O plano de contas é importante ferramenta para interpretação das demonstrações financeiras de uma empresa, tanto no âmbito tributário, quanto gerencial. Imaginando uma casa, diria que o plano de contas é o alicerce que culminará nas demonstrações contábeis, que seriam então, a cobertura dessa casa.
A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.