Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, preto e branco .
A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.
Descobriram que as pessoas que se saíram melhor nos testes que exigiam atenção aos detalhes, tinham o plano de fundo do computador em vermelho. As que apresentaram melhor resultado nos testes de criatividade, azul.
Cor verde
No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo.
Cores Terciárias: união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).
Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, a saber: Laranja = vermelho + amarelo. ... Rosa = vermelho + magenta.
Saiba que a combinação do amarelo, vermelho e laranja dão origem à cor salmão.
O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.
Roxo é um nome genérico utilizado para indicar qualquer tonalidade existente entre o vermelho e o azul, como, por exemplo, o lilás e o púrpura.
É a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possuindo 111 tons diferentes nomeados. Principais tonalidades de azul: azul-bebê, azul-celeste, azul-cobalto, azul-marinho, azul-turquesa.
O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.
A cor dos vinhos brancos podem ser verde limão, amarelo limão, dourado, âmbar e castanho. Os brancos quanto mais velhos mais escuros ficam. O tom verde indica juventude, laranja e castanho são indicadores progressivos de idade.