Na madrugada de 10 de maio de 1940, a Alemanha iniciou a grande ofensiva ocidental, ou Caso Amarelo, denominação dada pelos estrategistas alemães. Depois que aviões alemães jogaram minas diante dos portos belgas e holandeses, foi iniciada a invasão pelas tropas alemãs de infantaria às 5h35min de 10 de maio de 1940.
No dia 26 de maio de 1942, começou no Norte da África a grande ofensiva dos Aliados contra as tropas da aliança teuto-italiana. Foi nessa região que as divisões de tanques dos Aliados começaram um ataque decisivo às forças do eixo teuto-italiano em maio de 1942. ...
Com as condições climáticas mais adequadas, em abril de 1940, os alemães invadiram e ocuparam rapidamente a Dinamarca e a Noruega. Já em maio, deram início à ofensiva contra Holanda, Bélgica e Luxemburgo, ignorando a neutralidade desses países.
De maneira geral, os principais fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial foram:
O estopim para o conflito foi o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Francisco Fernando, que trouxe as nações para a guerra por conta de tratados de amizade e defesa.
As causas que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial foram muitas. Podemos destacar a Grande Depressão, o descontentamento com o Tratado de Versalhes, as ideologias fascista e nazista, e finalmente, o expansionismo japonês.
São consequências da Primeira Guerra, EXCETO: a)Destruição e mortes.