Temperatura corporal basal Uma queda na temperatura ocorre 24-36h após a ovulação; um aumento de cerca de 0,5 graus Celsius ocorre um-dois dias após a ovulação e continua por todo o restante do ciclo. O terceiro dia após o aumento marca o final do período fértil (BENSON, 1976).
Como medir a temperatura basal Todas as manhãs, antes de sair da cama, meça sua temperatura e anote-a. Você pode usar um termômetro especial projetado para a temperatura basal ou um termômetro digital oral. Você pode fazer uma leitura oral, vaginal ou retal.
Sinais e sintomas
Coloque o termômetro embaixo da sua língua antes de pressionar ON (ligar). Coloque o termômetro na boca, debaixo da língua, o mais profundo que conseguir, ao lado da base da língua. Feche a boca e respire pelo nariz. Comece a medir assim que o termômetro estiver corretamente colocado em sua boca.
Quanto menos se movimentar melhor. Por isso, recomenda-se até que deixe o termômetro basal embaixo do travesseiro ou na mesa de cabeceira, bem acessível a mão sem que precise levantar-se. Na compra é muito importante que seja digital para maior precisão do gráfico de temperatura.
Manter o braço que tem o termômetro imóvel junto ao corpo; Esperar 5 minutos e retirar o termômetro da axila; Verificar a temperatura, observando o local onde o líquido termina, que será o valor da temperatura medida.
A análise da curva da temperatura basal requer bastante disciplina: é preciso medir a temperatura pela boca todos os dias, de preferência no mesmo horário, antes de levantar. A temperatura tende a ser regular, quando se eleva cerca de 0,5 graus pode indicar a ovulação.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.
Durante as 12 primeiras semanas de gravidez, não há grandes diferenças entre o feto masculino e o feminino. Nesse período, o bebê se desenvolve na barriga da mãe, partindo de uma única célula, que se multiplica e se transforma em estruturas fetais, criando tecidos, órgãos e sistemas.
A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.