AMIU (Aspiração Manual Intrauterina) O AMIU é um procedimento mais atual e consiste na introdução de uma cânula no útero da mulher, ligada a um tipo de seringa controlada pelo médico, para aspirar a vácuo. A aspiração demora cerca de dez minutos, porém o procedimento completo pode durar até uma hora.
Pela tabela de valores do Datasus, cada curetagem pós-aborto custa R$199,41. Segundo um levantamento feito pelo site Aos Fatos, foram destinados R$ 40,4 milhões dos recursos do SUS para cirurgias de curetagem ou de esvaziamento do útero por aspiração manual intrauterina (AMIU).
A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal.
Não há restrição de alimentos após a curetagem. Pode fazer ingesta de quaisquer alimentos que você se sinta bem e pode comer a comida de casa normalmente.
Quantos dias após a curetagem posso ter relação sexual ? O ideal após curetagem por aborto de início da gestação é aguardar aproximadamente duas semanas para voltar a ter relações sexuais. Dependendo do caso ou se houve alguma complicação durante o procedimento pode ser indicado um tempo maior, de até 30 dias.
O saco gestacional pode ser visualizado por ultrassom transvaginal por volta da 4ª semana de gestação e fica localizado na parte central do útero, medindo de 2 a 3 milímetros de diâmetro, sendo um bom parâmetro para confirmação da gravidez.
A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.