Aprenda a fazer um telescópio caseiro
Dê preferência a um instrumento que tenha pelo menos duas oculares para que possa variar o aumento. É a combinação da ocular com a objetiva é que nos dá o aumento efetivo. A distância de um conjunto de lentes ou espelho até o seu foco é chamada distância focal (geralmente ela está escrita no telescópio e nas oculares).
Telescópios com grande razão focal (f/10 ou mais) são ideais para a observação de objetos luminosos como a Lua e planetas; já telescópios com baixa razão focal (f/6 ou menos) são indicados para a observação de objetos tênues, como galáxias e nebulosas. Normalmente a razão focal de um telescópio vem gravada em seu tubo.
Com um telescópio de 60mm de qualidade, você observa tudo o que observa com o de 50mm, e também já é possível ver estrelas de 10 magnitudes e resolver sistemas duplos com separação de 3 segundos de arco.
A Distância Focal, apenas define a luminosidade de um telescópio. Se ele é mais, ou se é menos luminoso, que um outro de mesma abertura(objetiva). Se forem de mesma abertura, quanto maior a Distância Focal, menos luminoso será o telescópio.
Telescópio espacial Hubble
Esta é a distância da lente ou espelho do ponto focal. A distância focal não é um parâmetro tão importante do telescópio em comparação com a abertura. Quanto maior a distância focal, menos a imagem precisa de ser ampliada com uma ocular.
Use um telescópio. Embora Saturno seja visível a olho nu, seria uma lástima encontrá-lo e não ser capaz de apreciar seus anéis característicos, visíveis com qualquer telescópio básico. Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes.
O instrumento utilizado para ver objetos que se encontram a uma distância muito grande da Terra é chamado de telescópio. Ele tem a capacidade de ampliar e formar uma imagem virtual próxima à lente ocular, fazendo com que a imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu.
Existem três tipos básicos de telescópios: o refrator, o refletor e o catadióptrico. Cada um tem suas forças e fraquezas, as quais deverão se adaptar ao seu estilo de vida e interesses de observação.
Telescópio. ... Os telescópios ou lunetas astronômicas são instrumentos ópticos usados para ampliar imagens de corpos distantes, como outros planetas ou estrelas. Os telescópios ópticos captam a luz visível.
Resposta. O microscópio simples nos trás uma imagem virtual, direita e maior do que o objeto real, já o projetor de slides nos trás uma imagem real, ampliada e invertida para ser projetada sobre a tela.
A primeira lente, é objetiva e fica na ponta da luneta, com uma distância focal de poucos metros. ... A segunda lente, aquela que fica próxima de nossos olhos quando utilizamos a luneta, é uma lente ocular, com distância focal de poucos centímetros.
A Luneta astronômica é um instrumento de aproximação que se utiliza de duas lentes dispostas coaxialmente: a objetiva e a ocular. A objetiva tem distância focal da ordem de metros, enquanto na ocular a distância focal é da ordem dos centímetros.
A diferença é que a Luneta é um telescópio refrator, e o telescópio é refletor. Enquanto os telescópios refratores, (cujo são chamados popularmente de Lunetas), utilizam lentes como objetivas e os refletores (telescópio) utilizam os espelhos.
Resposta. Os telescópios são feitos pra estudar melhor os planetas, estrelas e a lua. Ele é utilizado na Terra para quem quer ver melhor tudo que há no espaço. As sondas espaciais são para investigar o espaço mais a fundo, ou seja, explorar o espaço a partir de uma máquina feita pra essa função.
Se você não tem um objetivo, e gosta só de observar as estrelas e planetas, a dica é escolher o catadióptrico, mas se você quer ver nebulosas e estrelas com pouca intensidade, com certeza a melhor opção é o refletor. Já pra ver melhor estrelas maiores, planetas e luas, o ideal é o refrator!
Geralmente, você conseguirá ver muito mais com o binóculo de qualidade do que com um telescópio ruim, além dele ser mais barato. ... Para a astronomia de quintal, a maioria das pessoas recomenda um conjunto de binóculos 7x50 ou 10x50, que geralmente são as maiores lentes que você pode segurar de maneira confortável.
O alcance de um binóculo, telescópio ou luneta é infinito. Veja que a olho nú podemos ver estrelas, que estão a milhões de anos luz. Ou seja, o que um equipamento ótico faz, é aproximar um certo número de vezes, o objeto visado, independente se ele esteja a 1 km, 5 km ou 20 km.