Desenvolvendo um estudo de caso acadêmico. Defina o tema a ser estudado. Um estudo de caso foca em um indivíduo, um pequeno grupo de pessoas ou, ocasionalmente, um evento ocorrido. Você conduzirá uma pesquisa qualitativa para descobrir detalhes específicos e descrições de como o seu alvo de estudo é afetado.
Deste modo, é preciso reunir recursos que serão importantes para a elaboração da pesquisa, tais como:
Os passos para fazer seu estudo de caso no TCC
O Estudo de Caso – enquanto método de investigação qualitativa – tem sua aplicação quando o pesquisador busca uma compreensão extensiva e com mais objetividade e validade conceitual, do que propriamente estatística, acerca da visão de mundo de setores populares.
O roteiro instrucional elaborado está constituído de: (1) questões norteadoras; (2) identificação (do local ou pessoa em estudo); (3) resumo dos problemas ou alterações identificados; (4) fundamentação teórica; (5) alternativas ou propostas; (6) ações implementadas ou recomendas e (7) discussão.
Como escrever um relato de caso clínico
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. ... A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem.
Em síntese, a metodologia deve conter os seguintes tópicos:
Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. ... É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
Metodologia ativa pode englobar diferentes práticas em sala de aula. Seu principal objetivo é fazer do aluno o protagonista da própria aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa. A ideia é estimular uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino.