O que te mantém vivo são as lembranças e todo amor, carinho e afeto que essa pessoa te fez sentir. A morte de alguém querido é tão difícil de aceitar. ... A dor de perder alguém em vida é pior do que a dor da morte, porque é o nunca mais de alguém que se poderia ter, já que está vivo e por perto.
O que dizer quando alguém perde um ente querido?
É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que, no velório, não conseguiram chorar, justamente porque é como se ainda não tivesse “caído a ficha”. Ao ficar chocada, a pessoa pode ter diversas reações, desde a apatia, a raiva (de não se conformar com o que está acontecendo) até a profunda tristeza.
“Com isso, aprendemos com a morte o valor da vida e de respeitarmos os ciclos inerentes ao processo de viver. Por ser uma experiência individual e intransferível, pode ser sentida como solitária, pois mesmo que rodeado de entes queridos é impossível que alguém viva esse momento no lugar do outro.”
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Sei que nenhuma palavra bonita pode tirar a sua dor, então só posso pedir a Deus que te conforte e aqueça o seu coração e o da sua família. Conte comigo! Meu coração está pesado hoje e eu sei que o seu também.
Vá com Deus e descanse em paz! Eu sei que serão dias difíceis, sei que sofrerei por um longo tempo, e sempre que eu me lembrar de você, vou sentir novamente o meu coração lacrimejar sangue. Mas sei que um dia essa dor vai passar. Chegou a hora do último adeus, da despedida sem voz, do beijo sem calor.
Quando o paciente é alguém cuja morte é inesperada, a situação piora. Pessoas com uma doença crônica e incurável dão aos familiares tempo suficiente para preparar-se para o momento da passagem.
Algumas estratégias possíveis para lidar com a morte de um paciente incluem as seguintes: