Diálogo Diário de Segurança: você sabe como fazer um DDS?
O DDS é uma ferramenta de reforço a respeito das boas práticas e das medidas de proteção. Ele funciona como um lembrete aos colaboradores sobre o que devem fazer na sua atividade profissional e como se protegerem de determinados riscos. Trata-se de um encontro breve, de 10 a 15 minutos.
Como a APR tem finalidade preventiva, ela deve ser realizada no início de um projeto de uma nova tarefa ou na implementação de um processo, sobretudo nas atividades em que as normas regulamentadoras estabelecem sua obrigatoriedade — por exemplo, nos trabalhos em alturas, em espaços confinados, em instalações e serviços ...
Entenda o que é análise preliminar de risco Sua finalidade é identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas a serem tomadas para neutralizá-los ou reduzi-los e, consequentemente, prevenir a ocorrência de acidentes.
Na prática, essa análise serve para comunicar todos os envolvidos dos procedimentos de segurança que devem ser seguidos para a realização de cada tarefa. Além de informar o colaborador dos riscos e procedimentos de segurança, também é um documento com garantia legal para a empresa.
A APR deve sempre ser elaborada pelos profissionais do setor de segurança do trabalho com a ajuda dos funcionários que exercem as atividades que devem ser analisadas, a fim de obter o máximo possível de informações sobre as atividades e seus possíveis riscos.
Sabemos que a obrigação da elaboração é do empregador, mas, para assegurar a proteção dos trabalhadores. Por isso, é preciso conhecimento de um especialista na área de segurança do trabalho para determinar os riscos presentes em cada atividade e local de trabalho.
Descreva de maneira objetiva as etapas de trabalho, verificando os perigos e as medidas preventivas a serem executadas. – Solicite as assinaturas dos participantes e supervisores no verso do formulário. – Elabore a Permissão de Trabalho, adaptando o modelo de acordo com a atividade a ser executada.