Para executar CHKDSK:
Solução de problemas do programa Verificar disco (Chkdsk) Se ela ainda estiver piscando regularmente, o programa CHKDSK pode estar demorando muito tempo para ser concluído. Observe o percentual de conclusão atual, aguarde uma hora, e veja se ele mudou.
Digite " regedit" na caixa "Executar" e , em seguida, pressione a tecla " Enter" . Altere o valor de " autocheck autochk /K : C * " para " autochk autocheck *" e clique em " OK. " Reinicie o computador. Chkdsk.exe não será executado na inicialização até que outro problema na sua unidade ocorre .
Para evitar isso, pressione a tecla F8 várias vezes quando o PC estiver ligando. Você acessará o Gerenciador de Inicialização do Windows e verá algumas opções. Entre elas, selecione “Iniciar o Windows normalmente”.
Digite “chkntfs / xc:” na janela do prompt de comando e pressione a tecla “Enter”. Este comando encerrará imediatamente o programa automático Chkdsk, para que você não o veja na próxima vez que reiniciar o computador.
Para desativar o reparo automático, sugiro que siga as orientações abaixo:
No Windows 10:
Destaque a opção "SATA " e pressione a tecla "Enter" no teclado. Use as setas direcionais para alterar a seleção de "Ativado" para "Desativado ". Pressione a tecla "F10" para salvar as novas configurações da BIOS.
A função básica do Chkdsk (ou Check Disk) é verificar a integridade do sistema de arquivos e dos metadados do sistema operacional em um volume de disco. Ou seja, o recurso avalia todo o disco rígido para encontrar e corrigir problemas.
Você pode solucionar o problema usando a ferramenta de verificação de disco no Windows 7. Verificação de disco pode identificar e corrigir automaticamente erros do sistema de arquivos e certifique-se de que você pode continuar a carregar e gravar os dados do disco rígido.
Para acessá-la em seu Windows 7, ative o Gerenciador de tarefas por meio do atalho “Ctril + Shift + Esc”, clique sobre a aba “Desempenho” e então acione o botão “Monitor de Recursos”. “Visão Geral”, “CPU”, “Memória”, “Disco” e “Rede” são as informações mostradas pela aba aberta.
A janela que surgir mostrará as unidades de armazenamento de dados existentes em seu computador. A coluna Tipo de mídia indica em qual categoria se enquadra cada dispositivo: SSDs são identificados como Unidade de estado sólido; HDs são identificados como Unidade de disco rígido.
Se você receber um novo SSD e ele não aparecer no Windows Explorer, é provável que esteja no estado "não inicializado". Você deve inicializar um disco antes que o Logical Disk Manager possa acessá-lo. Além disso, para um SSD antigo que mostra o erro 'disco desconhecido não inicializado', o resultado é o mesmo.
Abra o aplicativo e, na barra lateral esquerda, clique em “Storage” (armazenamento). Passo 3. Por fim, localize o item “Tipo do SATA”. Na coluna à direita você poderá conferir a versão do conector SATA ou IDE, se for o caso.
para saber qual é o seu HD basta ir ao gereciador de dispositivos.. bons HDs são o segate 7.