Resposta. Faz uma pestana(dedo indicador pressionando todas as casas) na casa 2, coloca o dedo 3 na corda 5 casa 4 e o dedo 4 na corda 4 casa 5.
As notas do acorde de fá sustenido menor Para formar o acorde teremos três notas, formando a tríade. Vou enumerar as notas da escala para acompanhar melhor. Para o acorde vamos usar os graus 1, 3 e 5. O grau 1 é o próprio Fá sustenido.
O F#m - Fá sustenido menor pode ser substituído pelo acorde sem pestana F#m7 - Fá sustenido menor com sétima.
Sol menor (abreviatura no sistema europeu Sol m e no sistema americano Gm) é a tonalidade que consiste na escala menor de sol, e contém as notas sol, lá, si bemol, dó, ré, mi bemol, fá e sol.
Informação do acorde Dó sustenido menor (C#m) para piano.
adjetivo Relativo a cifra. Linguagem cifrada, modo de expressão que utiliza cifras, termos convencionais que permitem assegurar o segredo das correspondências.
As cifras correspondem as 7 notas musicais, dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí e começa novamente, é um ciclo. E você vai precisar de guardar a sequência das 7 notas musicais.
Toque as notas sequencialmente, à medida que são lidas da esquerda para a direita. Comece a leitura da tablatura de piano em sua extremidade esquerda, na sequência em que estão representadas. Se duas ou mais notas estão diretamente colocadas uma acima da outra, toque-as simultaneamente, como um acorde.
Como Ler Cifras (e um ótimo truque para memorizá-las)
De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.
A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURA
Para baixo de 4 cordas, é usada a tablatura com 4 linhas.
Por exemplo, em vez de ir seguindo dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, treine primeiro dizer dó, mi, sol, si, ré, fá, lá, dó. Depois, começando pelo ré: ré, fá, lá, dó, mi, sol, si, ré. Siga praticando os nomes das notas musicais sempre pulando uma nota da escala.
Ouça cada nota repetidamente. Comece com algo simples, como A (Lá) ou C (Dó). Toque a nota repetidamente até começar a memorizar seu som. Esta é a forma mais rudimentar de memorização, onde você aprenderá o som de uma nota específica e absorverá a maior quantidade de propriedades auditivas que puder.
A dica aqui é memorizar a ordem das notas partindo de todas as outras, uma por uma, por exemplo: Ascendente partindo de Ré – Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré. Descendente partindo de Ré – Ré, Dó, Si, Lá, Sol, Fá, Mi, Ré. Ascendente partindo de Sol – Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol.
O ideal é que você consiga aprender a tocar a música inteira (lendo a partitura) em menos de 1 hora. O propósito dessa abordagem é simples: durante o aprendizado de leitura musical se você tentar vencer um desafio muito grande poderá desistir no meio do caminho.