O processo de dar baixa em um bem ativo imobilizado requer o envolvimento de uma documentação hábil e idônea, em outras palavras, mesmo que não haja uma formalidade imposta perante a lei no que se refere à eliminação do ativo, em qualquer cenário o contribuinte deve comprovar o ato ou fato econômico que baseou os ...
Bens do Ativo Imobilizado que estiverem totalmente depreciados não devem ser baixados da escrituração contábil. ... Estando o bem totalmente depreciado, todo o valor obtido na sua venda constitui ganho de capital tributável.
A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
Suponhamos o veículo adquirido por e que tenha vida útil de 5 anos, logo ao final do 5º ano ele estará totalmente depreciado. Nesse caso, sendo desnecessário efetuar o lançamento nas contas de resultado. Caso o veículo não estivesse totalmente depreciado, a diferença, seria debitada no Resultado.
Deverá ser computada como receita a diferença entre o custo de aquisição, constante na nota fiscal de entrada, correspondente ao preço ajustado entre as partes e o valor de alienação desse bem constante na nota fiscal de saída (Instrução Normativa RFB nº 1 52h 998).
Estamos como NF de venda de sucata, cfop: 5.
O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada. Para maiores detalhamentos, acesse o tópico Encargos de Depreciação no Guia Contábil Online.
Os números de Amortização, Depreciação e Exaustão entram no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Além disso, a amortização contábil influencia o cálculo da EBITDA / Lajida, que, inclusive se chama, Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
E para encontrar a taxa de depreciação utiliza-se a seguinte fórmula: Taxa de depreciação = Número de unidades produzidas no período / Número de unidades estimadas a serem produzidas durante a vida útil do bem.
Como calcular a depreciação de equipamentos