Usando uma régua, medir o comprimento, a profundidade e a largura do objeto em centímetros. Multiplica essas três medições para encontrar o volume em centímetros cúbicos. Divida a massa do objeto pelo seu volume para determinar sua densidade. Densidade é expressa em gramas por centímetro cúbico ou gramas por mililitro.
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite. A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância.
Para um adulto podemos estabelecer como critério as faixas de classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) segundo a Organização Mundial da Saúde. Portanto, para uma mulher que possui 1,52 metros de estatura, a faixa adequada de IMC (18,5 a 25,0 kg/m²) seria correspondente ao peso situado entre 54,7 e 74,0 kg.
Por exemplo, se você tem 1,60 m (160 cm) e 29 anos, seu peso ideal será 56,61 Kg. Mas não se assuste com este resultado, pois podem surgir variações de até 10 Kg, a mais ou a menos, dependendo da estrutura óssea e desenvolvimento dos músculos.
Cálculo do peso ideal
IMC 1.