O ensino da História e da Geografia pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva.
O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento. ... Um dos principais objetos de estudo da Geografia é o território.
A importância de estudar História e Geografia nos anos iniciais O Ensino de História e de Geografia permite ao aluno, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando as crianças de hoje esses sujeitos de hoje futuros homens preparados para enfrentar os meio socioculturais prontos para assumir seus ...
Se caracteriza por ser uma representação gráfica expressa como forma de comunicação não verbal situada no complexo da cadeia da comunicação humana, ou seja, uma linguagem que se configura a partir da experiência mediada do sujeito, pelos elementos da cultura e a partir de sua relação com o outro, na busca por formas de ...
A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).
Em linhas gerais, pode-se entender a Educação Cartográfica como um processo de cons- trução de conhecimentos e metodologias favorecedoras da leitura e interpretação de mapas.
O primeiro passo é ampliar o acesso do estudante ao mapa, deixar ele manipular, virar em outros sentidos, utilizar o corpo na orientação etc. Se o acesso for feito em um meio digital, o professor pode apoiar o aluno no momento de lidar com essas novas plataformas, para buscar mais conhecimento.
A proposta é muito simples: fazer com que os seus alunos encontrem objetos utilizando um ou mais mapas, a fim de que eles compreendam a importância de estudar cartografia. Para isso, antes de iniciar a aula, o professor deve produzir um mapa – ou um esboço – da área em que será realizada a brincadeira.
A linguagem cartográfica traz com ela um sistema de signos que incluem desde as coordenadas, escala, projeções, símbolos, legendas e outro, que necessita ser representada espacialmente de forma coerente para que possa se ter o ensino-aprendizagem.
Essa forma de linguagem permite identificar nas representações espaciais o espaço concreto. Ela pode ser expressa através de cartas, plantas, mapas, globos, fotografias, imagens de satélites, gráficos, perfis topográficos, maquetes, croquis, textos e outros meios.
A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.
Cartografia é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, voltam-se para a elaboração de mapas, planos cartesianos, e outras formas de expressão ou representação de objetos, ...
A cartografia trata-se de uma área que estuda as áreas da geográfica com ênfase na área de mapeamento. Se uma aplicação visa estudar e usar mapas é muito provável que ela vá fazer uso da cartografia. Logo, a cartografia gera um amplo campo de estudos na geografia.
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço.
A cartografia esta presente na agricultura,na previsão do tempo,construção de rodovias,aviação,planejamento ambiental e GPS.
Podemos representar com a cartografia mapas de infinitos assuntos. ... Nela se incluem as cartas gráficas, os croquis e as plantas cartográficas. As plantas cartográficas são as representadas cartograficamente em escala muito grande, dessa forma possuem área pequena e detalhamento grande.
Hoje em dia, ter noções de cartografia ajuda em estudos socioambientais, educacionais, de saúde, ou seja, aspectos relevantes para quantificar e qualificar dados referentes a adversidades e transformações em uma cidade, estado, país etc.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... Além da representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural.