→ Movimento Um corpo pode estar em movimento em relação a um referencial, mas parado em relação a outro. Por isso, dizemos que movimento é a situação em que a posição de um corpo muda, no decorrer de certo intervalo de tempo, em relação a um referencial.
Cinemática
REFERENCIAL. ... O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.
As principais classificações do movimento são : Lineares ou translacionais; angulares ou rotacionais.
A corporeidade é uma denominação que pode num primeiro momento ser interpretada de maneira errônea ou estereotipada. ... O ser humano se faz presente no mundo pelo seu corpo, este último representando uma dimensão construtiva e expressiva do ser do homem, sendo denominado de corpo próprio, corpo vivente.
O que significa o movimento relativo para cada indivíduo e o que é possível? ... Relação de um objeto ou ponto de referência específico – sendo que um mesmo indivíduo ou objeto não pode estar ao mesmo tempo em repouso e movimento.
Resposta. Resposta: É entendido como uma forma de comunicação com o mundo.
A corporeidade tem um grande objetivo na educação infantil que é estimular o desenvolvimento corpo-mente da criança e o principal despertar a criatividade no aluno. A mesma tem um grande conhecimento, em que o mesmo tem um significado para a criança durante a sua infância.
A motricidade é uma manifestação que se revela por meio da corporeidade, e a Educação Física é uma instância que deve, por seus objetivos, promover relações entre os corpos, com os objetos e com o mundo. Essa Educação Física que aqui discutimos firma-se como ponto de intersecção entre a Educação do e pelo Movimento.
A disciplina Corporeidade e Motricidade Humana tem a finalidade de analisar as vivências da corporeidade ao longo da história, por meio da identificação dos paradigmas científicos e das teorias que influenciam suas diversas concepções de corpo, trazendo à tona o discurso da corporalidade e a vivência das possibilidades ...
Ghiraldelli (1998), explica que a Educação Física brasileira apresenta concepções históricas, identificando-as em cinco tendências[1]: Higienista (até 1930), Militarista (de 1930 a 1945) Pedagogicista (1945 a 1964) e Competitivista (1964 a 1985).
Vale ressaltar que as concepções de Educação Física foram reconhecidas nas seguintes abordagens: Aptidão Física, Abordagem Desenvolvimentista, Fenomenológica, Crítico- Superadora , Lazer, entre outras.
Apresentamos a seguir, em linhas gerais, as concepções pedagógicas da Educação Física a partir de suas principais obras de referências, quais sejam: Desenvolvimentista, Cultural/plural, Crítico-emancipatória e Crítico-superadora.
A Educação Física sempre esteve ligada à cultura. ... As abordagens teóricas a que nos referimos são as seguintes: Desenvolvimentista; Crítica-Superadora; Construtivista; Crítico-Emancipatória; Cultural e Progressista.
Em seu livro: A Educação Física cuida do corpo... e “mente”, Medina (1983) entende a Educação Física “como disciplina que se utiliza do corpo, através de seus movimentos, para desenvolver um processo educativo que contribua pra o crescimento de todas as dimensões humanas” (p. 34, grifos do autor).
b) A Educação Física Modernizadora: considera a educação física como ''educação através do físico'', também possui uma visão dualista ou pluralista do homem, porém o vê sendo composto por corpo e mente, preocupando-se também com o psicológico. ... O corpo é considerado a partir de todas as suas manifestações.
A terceira concepção é chamada de educação física revolucionária, vinculada ao nível da consciência transitiva crítica, sendo que através dela pode-se superar a visão dicotomizada entre corpo e mente e avançar na direção de entender o homem em sua totalidade, considera-se os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, ...