A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
O certo é você cortar a unha e, com uma lixa, igualar o tamanho das pontinhas dos dedos. Quando chegar perto da carne, lixe levemente, para não acabar fazendo um machucado e nem para você não sentir dor.
Se a unha caiu por completo, demora cerca de 5 a 6 meses para que esta se renove. As unhas dos pés crescem cerca de 1 a 1,5 milímetros por mês.
A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina.
“Uma boa indicação para o tratamento da lesão pós extração total são curativos como a membrana regeneradora Membracel, que protegem o leito da unha proporcionando diminuição da dor, evitando a aderência da gaze e promovendo uma rápida cicatrização”, sugere Rangel.