Como criar gado de corte?
Por outro lado, uma pastagem, no verão, bem adubada, irrigada e rotacionada pode suportar 15 UA/ha. Se os animais forem jovens (com 0,75 UA) então a lotação pode chegar a 20 cabeças por hectare.
Para vender o gado de corte, é preciso acompanhar o mercado e ver a sazonalidade do custo de produção
As melhores práticas para a nutrição do gado Para tanto, deve-se investir em manejo das pastagens, oferecer suplementação alimentar, garantir o equilíbrio entre alimento volumoso e concentrado, prover água de qualidade e em abundância.
Sistema Intensivo Este sistema é viável somente a animais especializados à produção de leite, exigindo uma tecnologia especial no seu manejo, com uma mão de obra mais especializada. É mais recomendado para gado de alto padrão genético, já que possui um elevado custo.
Rações mais secas ou mais úmidas podem limitar o consumo. Por isso, o teor de umidade da silagem deve ser monitorado semanalmente, se possível. Normalmente, as vacas se alimentam após as ordenhas. Mantendo a dieta completa à disposição dos animais nesses períodos, pode-se conseguir aumento do consumo voluntário.
O manejo alimentar, que pode ser entendido como a forma com que os alimentos são oferecidos aos animais, é tão importante quanto uma dieta bem elaborada. Só se pode ter confiança de que o que foi recomendado equivale ao que foi ingerido se o manejo alimentar for executado com zelo.
Por exemplo, são necessários 68,8 quilos de milho moído, 27,2 quilos de farelo de soja e 4 quilos de sal mineral vitamínico para formulação com 18% de PB em 100 quilos de mistura.
Alimentos com nível de fibra igual ou superior a 18%. Proteico: com 20% ou mais de proteína bruta (PB) na matéria seca. Energético: com menos de 20% de proteína bruta (PB) na matéria seca. Exemplo: Formular ração concentrada com 18% PB (base MS) constituída por milho moído e farelo de algodão.
A mistura para suplementação alimentar deve ser feita na proporção de 29% de xerém de arroz, 17% de cuim ou farelo de arroz, 11% de uréia, 29% de sal comum e 14% de fonte de fósforo e micronutrientes. A recomendação é que um animal consuma 250g/dia para não perder peso.
Ração para Bovinos, Ovinos e Caprinos Ração ensacada em sacos de 25 Kg a 30 Kg. Valor: R$ 0,70/Kg.
O tratamento é de primeira e a comida é servida cinco vezes por dia. Neste sistema, cada boi fica em média 85 dias e consome diariamente 18 quilos de ração. Quando for para o frigorífico, eles devem estar pesando, em média, seis arrobas a mais.
Do início desta fase, dos 80 - 90 kg de peso vivo até a puberdade, o monitoramento do ganho de peso diário é fundamental, não devendo ultrapassar 900 g por dia.
Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.