Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura.
A maior diferença entre estrutura pré-moldada e pré-fabricada é o local de fabricação. Os pré-moldados podem ser fabricados até mesmo no próprio local da obra, em um ambiente desenvolvido para isso. Nesse local estarão os moldes e todo o equipamento necessário para a produção das peças.
No Brasil têm sido bastante empregado as vigotas de concreto armado de seção T invertido, as vigotas de concreto protendido de seção T invertido e as vigotas com armaduras saliente, em forma de treliça.
A estrutura da laje pré-moldada é produzida por meio de processos industriais e consequentemente apresentam uma montagem unidimensional já que seus moldes são pré-fabricados. Seu arranjo é composto por vigotas de concreto e materiais que proporcionam o seu respectivo ligamento.
Lajes pré-fabricadas são aquelas cujas partes constituintes são fabricadas em larga escala por indústrias. As lajes pré-fabricadas mais usadas são as lajes com vigotas de concreto armado, as com vigotas treliçadas e os painéis pré-fabricados.
Antes de iniciar a concretagem, faça uma verificação do registro da laje e todo o escoramento e instalações que possam estar sobre a laje. Molhe a laje montada de preferência. Posicione tabuas ou compensados para transitar sobre a laje. Nunca deixe uma camada de concreto maior de 7 cm, pois o EPS poderá quebrar.