Como congelar e descongelar alimentos: um guia definitivo
O ideal é retirar o alimento do congelador, colocá-lo dentro de um recipiente e levá-lo à geladeira por cerca de 12 a 24 horas. “Desta forma, o descongelamento é feito de maneira segura, sem grandes riscos de contaminação”, ensina a profissional.
Se voltar a congelar, vão ocorrer mais rompimentos e ficará ainda mais seco e insípido. Segundo, porque ao descongelar algumas bactérias patogênicas podem se reproduzir mais rapidamente e atuar com mais voracidade quando encontrarem esses tecidos já rompidos. Por isso se recomenda cozinhar imediatamente.
Sobre comida em geral, Camila disse: “Qualquer alimento que foi descongelado não pode mais ser congelado. A partir do momento em que você descongelar, você deve usá-lo no máximo três dias depois”. - Se comprar o peixe inteiro tem que tirar as vísceras e escamas antes de colocá-lo na geladeira.
Para descongelar os legumes e vegetais devem cozinhá-los ainda gelados com um pouco de água. Cozinhe os vegetais branqueados menos tempo que os vegetais frescos e coloque sal no início do cozimento. Pode também descongelar em panela de pressão com 2 minutos de fervura.
Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.
No Vapor: Encha uma panela com água (uns 3 cm), e coloque uma peneira ou escorredor de macarrão por cima, adicione o brócolis congelado, cubra com uma tampa e deixe o vapor descongelar os brócolis para você, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de brócolis que você adicionou, então fique de olho para não ...
Para congelá-lo em potes de vidro basta escolher algum com boca larga e deixar um espaço livre de dois dedos até a tampa. Em geral, os líquidos expandem após congelados, portanto é essencial deixar um espaço extra para que o vidro não quebre com a pressão.
“Este pote pode ter contato direto com os alimentos e pode ser levado ao freezer e ao microondas. ... O vidro não oferece esse risco mas exige cuidado quando usado para congelar alimentos. “Nunca se enche o pote todo isso pode causar quebra do recipiente”, conclui.
Após preparar os alimentos, coloque-os em potes de vidro ou de plástico livres de BPA e leve-os a uma panela com gelo para acelerar o resfriamento.
Você pode usar potes de vidro para armazenar sobras de alimentos na geladeira. ... Os potes de vidro também podem ser usados para congelar vários tipos de alimentos (morangos, banana madura, pão caseiro, molho de tomate...). Você também pode utlizar garrafinhas de suco para congelar leites vegetais ou sucos feitos em casa.
Por causa da baixa temperatura, o líquido no interior da garrafa se solidifica. Durante esse processo, a expulsão de gás carbônico (CO2) e as propriedades de dilatação da água (que está na composição da cerveja) fazem com que o líquido ganhe mais volume quando a temperatura cai de 4 ºC a 0 ºC, ou até abaixo de zero.
O ideal é utilizar recipientes de vidro ou plástico que possam ser devidamente vedados. Não use embalagens de isopor ou papelão.
Tipos de material: vantagens e desvantagens
Guarde os cereais, os industrializados e os enlatados em ambiente limpo, fechado, seco e em temperatura ambiente. Procure manter os alimentos, mesmo os enlatados, longe de produtos que exalam odores fortes, como material de limpeza.
Como fazer conserva: