Nuclear pontilhado fino Denso: Inespecífico, pode estar presente em várias doenças auto-imunes e também naCistite Intersticial, Dermatite Atópica, Psoríase ou Asma. Nuclear pontilhado grosso: Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica ou Artrite Reumatoide.
Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160.
Bem, vamos iniciar esclarecendo alguns conceitos básicos, “FAN”' é a abreviatura de “Fator Antinuclear” e trata-se de um exame laboratorial utilizado para a pesquisa de anticorpos antinucleares. Se positivo significa que a pessoa possui esses anticorpos em seu sangue.
O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes.
A pesquisa de anticorpos antinucleares e citoplasmáticos (ANA), de anticorpos anticitoplasma dos Neutrófilos (ANCA) e outros testes de imunofluorescência e imunoenzimáticos, são exemplos de exames essenciais para o diagnóstico de doenças autoimunes e que orientarão os médicos na decisão de qual o melhor tratamento a ...
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
Doenças autoimunes são doenças que atacam o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo, ou seja, uma resposta autoimune. Todo mundo aprende na escola que o sistema imunológico existe para combater ameaças externas, como vírus e bactérias.
O médico reumatologista está preparado para analisar e investigar assim como diagnosticar as doenças autoimunes. As informações clínicas e exames específicos auxiliam na elucidação do diagnóstico.Se for o caso da tireoide, Tireoidite de Hashimoto tem anticorpos específicos.
1. Que goza de imunidade (ex.: o organismo tornou-se imune ao vírus). 3. Que é isento, livre.
A púrpura trombocitopênica idiopática ou PTI é uma doença autoimune caracterizada pela diminuição do número de plaquetas, interferindo no processo de coagulação e levando a formação de pequenos pontos vermelhos na pele e sangramento pelo nariz.
A diminuição do número de plaquetas, fenômeno conhecido como trombocitopenia, começa a prejudicar os processos de coagulação do sangue, levando ao aparecimento de hemorragias e roxos pelo corpo. Em algumas pessoas, a PTI pode estar ligada a infecções virais ou bacterianas, como HIV, hepatite C ou H. pylori.
Exames Clínicos. Hemograma completo: este exame verifica o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Na PTI, as contagens de glóbulos vermelhos e brancos são normais, mas a contagem de plaquetas é abaixo da normalidade.
Alimentos como couve, espinafre, repolho, alface, brócolis, melão, mamãe, laranja, ameixa, kiwi, banana e uva podem ajudar a aumentar a quantidade de plaquetas no sangue.