No Brasil, a floresta Amazônica ocupa praticamente toda a região norte, especialmente nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima e Rondônia, além do norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão.
Rio Mantaro
Oceano Atlântico
Oceano Atlântico
Serra Dourada
rio Amazonas
rio Araguaia
Nascente do Rio Araguaia
CARACTERÍSTICAS DO ARAGUAIA O Araguaia nasce perto da Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros (GO), e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a Região Centro-Oeste ao norte do Brasil.
Rio Tocantins
O rio Araguaia nasce nos municípios de Mineiros (GO) e Alto Taquari (MT) e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
Araguaia: Confira como foram as gravações do elenco em Goiás Na região, foram feitas imagens em fazendas e nas belas praias de areias brancas que se formam na seca do rio, de julho a setembro.
Mato Grosso
ARUANÃ - Seu Carrijo tinha 11 anos quando ia com o pai para o garimpo, atividade que exigia mergulhos com escafandro no Rio Araguaia, a 30 metros de profundidade. Os anos se passaram, o nível da água baixou, as pedras preciosas escassearam, mas o rio nunca o deixou.
Um rio que às vezes parece ser vários rios num só. Às vezes com grande queda d'água, e outras com leito de mil e seiscentos metros de largura. Ou ter apenas três metros.
1.
100 m
rio Congo
100 m
A profundidade média do Amazonas é de 50 metros. Em seu ponto mais profundo, a 120 metros, a estátua da Liberdade, de 91,5 metros, desapareceria. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.
Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.
rio Amazonas
O rio Amazonas está presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua bacia hidrográfica estão também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. ... Quando entra no Brasil, torna-se Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus.
6.
Paulo - Amazonas é maior que o Nilo, afirma Inpe - Um estudo realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica que o rio Amazonas é 140 km mais extenso do que o Nilo e, portanto, o maior rio do mundo.
O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. ... A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.