Sara foi esposa de Abraão e mãe de Isaque. A história de Sara está registrada no Antigo Testamento, no livro de Gênesis. Neste estudo bíblico conheceremos tudo sobre quem foi Sara na Bíblia.
Uma lição muito importante que aprendemos com Sara é que Deus é fiel; se Ele fez uma promessa é fiel para cumprir, no tempo e hora determinados por Ele. Por isso, podemos descansar totalmente Nele. Ele é Eterno, o Senhor do tempo. E mesmo que nossa fé e esperança vacilem, temos a oportunidade de recomeçarmos e ainda assim, desfrutar de todas as Suas promessas.
Quando Deus chamou a Abraão, Sara o acompanhou, partindo com ele de Ur dos Caldeus, passando por Harã e, finalmente, chegando até à terra de Canaã. A mudança de nome de Sarai para Sara, ocorreu quando ela tinha 90 anos de idade.
Cerca de vinte anos depois, outro episódio muito semelhante a este aconteceu. Abraão, mais uma vez, ocultou a informação de que Sara era sua esposa. O fato ocorreu com relação à Abimeleque, rei de Gerar.
“Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.” (Hebreus 11:11)
Antigamente, era comum quando uma mulher não pudesse gerar filhos, que ela desse ao esposo uma de suas servas para preservar sua descendência e ter filhos em seu lugar (Gênesis 16). Esse tipo de prática era amparado pelo conjunto de Leis do Concubinato (Silva, 2019).
O nome do menino era Isaque, então Sara declarou: “Deus me deu grande motivo para sorrir e todos os que souberem desta história muito se alegrarão comigo. Quem diria a Abraão que Sara ainda amamentaria filhos? Todavia, eu lhe dei um filho em sua velhice” (Gênesis 21.6-7).
[…] de Ana, Qual a história de Ana: Quem Foi Ana? (Mãe do Profeta Samuel) Post Relacionado – Quem foi Sara na Bíblia? Conheça a História de Sara, a esposa de Abraão | Visão geral dos livros de Samuel – Panorama […]
Quando Sara completou 90 anos de idade, ela recebeu a promessa divina de que teria um filho dentro de um ano, e que tal como Abraão, ela se tornaria a “mãe das nações”. Na verdade essa promessa ocorreu por duas vezes, sendo que na primeira foi onde seu nome foi mudado juntamente com o de seu marido (Gn 17:17-17; 18:9-15).
Agar, serva de Sara, exibia sua gravidez e menosprezava sua senhora. Cheia de ciúmes e raiva, Sara expulsou Agar da tenda da família. No entanto, essa não é a conclusão da história de Sara. Deus finalmente abençoou Sara e Abrãao com um filho.
Também vale dizer que Abraão e Sara viviam entre um povo pagão antes da convocação divina. De acordo com as leis da Mesopotâmia daquela época, a condição de esposa-irmã representava uma posição social ainda mais elevada, e segundo os textos de Nuzu, o vinculo do casamento era considerado mais solene.
Após o nascimento de Isaque, Sara teve problemas com Ismael e Agar. Na festa de desmame de Isaque, Sara percebeu que Ismael estava zombando de seu filho. Muito irada, Sara ordenou que Agar e Ismael fossem embora.
Sarai, nascida em Ur dos Caldeus, filha de Terá, se casou com Abrão, seu meio-irmão. Essa jovem beduína, não tinha ideia de que enfrentaria uma jornada tão desafiadora quando se casou com este homem.
Nesta ocasião, Deus revela em sonhos ao rei Abimeleque que Sara era esposa de Abraão. E, mais uma vez a história se repete, mesmo com o erro de Abraão, o Senhor pune Abimeleque e toda a sua casa por ter tomado a esposa de Abraão como mulher.
Para explorar mais sobre a vida da esposa de Abraão, pode-se pesquisar sobre “a história de Sarai e Abraão” ou “a jornada de Sarai para se tornar Sara“. Lendo sobre a vida desta personagem bíblica, podemos aprender a confiar em Deus em meio a dificuldades, a perseverar na fé e a sempre buscar a sabedoria divina em nossas escolhas.
Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade
Devido à fome que castigou a terra de Canaã, Abraão e Sara partiram para o Egito (Gn 12:10,11). Na ocasião, Sara já tinha 65 anos de idade, apesar disso era considerada uma mulher muito bonita, a ponto de Abraão, temendo por sua própria vida, pedir que ela se apresentasse apenas como sua irmã.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Vimos ainda nas Escrituras Sagradas que ela era uma mulher muito formosa e atraente (Gênesis 12.11,14). De acordo com manuscritos do Mar Morto, achados em 1948, registram-se longos relatos que exprimiam a notável beleza de Sara (Soares, 2018).
Deus prometeu fazer de Abraão “o pai de muitas nações” (Gênesis 17:4), mas ela era estéril. Então, como muitas mulheres da época, Sara pensou em uma maneira de “ajudar” Deus e deu sua serva Agar para se deitar com seu esposo e assim gerar um filho. Embora fosse uma prática comum na época, não era a melhor escolha. Pois, de forma impaciente, Sara agiu antes de Deus cumprir sua promessa, gerando grande conflito e tensões na relação familiar.
O Império Acádio (também chamado Império Acadiano ou Império da Acádia ou somente Acádia) foi o primeiro Estado mesopotâmico semita do III milênio a.C.centrado na região da Acádia e com capital na cidade homônima. Surge em 2 334 a.C. como resultado das inúmeras campanhas militares de Sargão(r.
O império criado por Sargão desmoronou após dois séculos, em 2154 a.C., em consequência de revoltas internas e dos ataques dos gútios, nômades originários dos montes Zagros, no Alto do Tigre, que investiam contra as regiões urbanizadas, uma vez que a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a ...
SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.
Resposta: A sociedade escravocrata era comandada por um líder sendo os cargos hereditários. Aos poucos, Hamurabi conseguiu unificar toda a região conquistada estabelecendo o que ficou conhecido como "Código de Hamurabi" um conjunto de leis de cunho social e econômico que incluía a punição dos cidadãos.
Originários dos povos amoritas que habitavam a região sul do deserto árabe, os babilônios foram uma das civilizações que ocuparam a região mesopotâmica. ... Em meados do século XVIII a.C., o rei Hamurábi consolidou o Primeiro Império Babilônico.