Tórus é uma protuberância óssea benigna que pode ser encontrada na região do palato duro ou na superfície lingual da mandíbula.
As causas do tórus palatino não são claras, mas a hereditariedade e trauma parecem ter influência. O estudo da Stomatologija explica que os pesquisadores identificaram um forte componente genético para os crescimentos ósseos na boca.
O que fazer: É importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em água, como melancia, tomate, rabanete ou abacaxi, e evitar o consumo excessivo de álcool, que também favorece a desidratação.
Contudo o palato inchado pode ser caracterísctica de um abcesso em um dente da frente que vaza para o ceu da boca. Pode ser que seja algum tipo de inflamação gengival ou até mesmo algum tipo de problema relacionado aos dentes da frente! o ideal seria fazer uma análise mais minunciosa e tirar um raio-x para checar!
É composto por fibras musculares cobertas pela membrana mucosa e dispõe de estruturas particulares na borda inferior: os pilares do véu palatino, duas colunas que constituem os limites laterais do istmo das fauces, e a úvula (ou campainha), pequena formação que pende para a parte central.
Na verdade o céu da boca pode ter um tom levemente amarelado, mas sempre tendendo ao róseo, que é a cor da gengiva. Procure um dentista e descarte qualquer possibilidade de alguma alteração por queimadura, úlceras ou por alguma doenças, o que é possível.
Laringofaringe: está situada por baixo do osso hióide e por trás da laringe, abrindo-se na laringe e no esôfago.