Para encontrar a velocidade escalar mГ©dia dividimos a distГўncia total percorrida pelo intervalo de tempo. Para encontrar a velocidade vetorial mГ©dia, dividimos o deslocamento О” x \Delta x О”x pelo intervalo de tempo.
Velocidade escalar mГ©dia e velocidade mГ©dia Velocidade mГ©dia Г© definida como a razГЈo entre o deslocamento e o intervalo de tempo em que ocorreu um movimento. Nesse sentido a velocidade mГ©dia trata-se de uma grandeza vetorial, diferentemente da velocidade escalar mГ©dia, que Г© um caso particular da velocidade mГ©dia.
VELOCIDADE VETORIAL INSTANTГ‚NEA A velocidade vetorial (v) de um mГіvel num instante t tem as caracterГsticas: • MГіdulo: igual ao mГіdulo da velocidade escalar no instante t. пїЅvпїЅ пїЅ пїЅvпїЅ • Direção: da reta tangente Г trajetГіria pelo ponto P (posição que o mГіvel ocupa no instante t).
A direção Г© a reta onde o vetor estГЎ localizado, e as direções possГveis sГЈo: diagonal, horizontal e vertical. O sentido trata-se de para onde o vetor atua de acordo com sua direção, assim, os sentidos podem ser para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, para o leste, para o norte, etc.
Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c Г© um escalar nГЈo nulo. Nesse caso, u e v serГЈo paralelos: Se c = 0, entГЈo u serГЎ o vetor nulo. Se 0 < c < 1, entГЈo u terГЎ comprimento menor do que v.
Podemos somar dois ou mais vetores, para obter um vetor soma. Ligam-se os vetores origem com extremidade. ... O vetor soma Г© o que tem origem na origem do 1Вє vetor e extremidade na extremidade do Гєltimo vetor.
A decomposição vetorial consiste na determinação de seus valores. Para isso, podemos reorganizar os vetores da figura acima apenas mudando a posição do vetor FY de forma que um triângulo retângulo seja formado.
Os vetores FX e FY são os chamados componentes do vetor F projetados nos eixos x e y do plano cartesiano. A decomposição vetorial consiste na determinação de seus valores. Para isso, podemos reorganizar os vetores da figura acima apenas mudando a posição do vetor FY de forma que um triângulo retângulo seja formado.
Os vetores apresentam-se em três tipos principais e fundamentais, que são o vetor livre, o vetor deslizante e o vetor ligado. O vetor livre é aquele que fica caracterizado completamente, de forma que conhecemos seu módulo, direção e sentido, como os vetores mencionados acima.
Podemos interpretar o produto vetorial como um vetor perpendicular aos dois vetores iniciais, com módulo (comprimento) numericamente igual à área do paralelogramo formado com base nos dois vetores iniciais. Essa definição pode parecer arbitrária, mas possui vastas aplicações.
Na geometria, dois vetores euclidianos são ortogonais se forem perpendiculares, ou seja, formam um ângulo reto. Dois subespaços vetoriais, A e B, de um espaço interno do produto V, são chamados subespaços ortogonais se cada vetor em A for ortogonal a cada vetor em B.
Considere os vetores A + B e A - B. Temos que A B se, e somente se |A + B| = |A - B|, pois as diagonais de um paralelogramo só são iguais se o paralelogramo é um retângulo. ... Esta condição é necessária para que dois vetores sejam perpendiculares.