Tipos de Roldanas
Cada polia móvel diminui pela metade a força necessária para levantar um objeto. Quanto maior for o número de polias móveis, menor será a força aplicada sobre o sistema para mudar a posição vertical do objeto.
Resposta: O objeto está sobre uma superfície horizontal, logo, o peso é igual à força normal; F AT = μ . N; Para que a aceleração tenha a mesma orientação da força aplicada sobre a caixa, esta deve ser maior que a força de atrito (F > F AT).
A quantidade de cabo que tem que ser puxada para levantar a uma altura de dois metros é igual a quatro metros. Pois, considerando que a cabo estará conecta a uma roldana de forma a suspender um material por dois metros, precisa-se de 4 metros cabo, pois para puxar o cabo é necessário que o cabo seja simétrico.
Para diminuir ainda mais a força motora necessária para deslocar objetos, utiliza-se a associação de várias polias móveis. Como vimos, ao usar uma roldana móvel, a força motora será igual a metade da força resistente, sendo que cada polia móvel adicionada irá reduzir pela metade a força que já foi reduzida a metade.
Resposta. Resposta: VocÊ irá levantar algo com mais facilidade ainda. Explicação: Pois quando vc utiliza apenas uma polia todo o seu trabalho de levantar aquele objeto ``será transmitida´´ para aquela polia/roldana. Já com várias polias o seu trabalho será ``dividido´´ e vc terá que fazer menas força ainda!
Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar coisas em um caminhão de mudança, por exemplo, para o qual que seria necessário usar uma força maior do que a usada em uma rampa.
Denomina-se plano inclinado a todo plano que forma um ângulo com a superfície horizontal. Um exemplo de plano inclinado é a rampa. Ela facilita o trabalho de levar um corpo de um nível para outro, mais elevado. No entanto, a distância percorrida é maior.
Máquinas são dispositivos criados pelos homens com o objetivo de auxiliar na execução de tarefas. Utensílios, ou ferramentas, como um alicate, uma vara de pescar, um martelo, nos ajudam na realização de tarefas do nosso dia a dia. Esses utensílios são também chamados de máquinas simples.
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente. “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”. Essa foi a frase dita por Arquimedes para descrever a função de uma alavanca.